Com o objetivo de discutir os quadros clínicos graves relacionados à neurologia e suas formas de tratamento, será ministrada a palestra “Urgências Neurológicas: Neurotrauma e Acidente Vascular Cerebral” no Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), nesta quarta-feira (14), às 9h.
A importância da palestra se dá pelo fato de as urgências neurológicas representarem 9% do total de atendimento do Hugo. De janeiro a agosto de 2016, foram assistidos 4.386 pacientes com grave quadro clínico na unidade, que presta esse tipo de atendimento 24 horas. Todos os casos foram encaminhados pela Rede Hugo da Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO).
De acordo com a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), dois milhões de pessoas são atendidas em todo o país por ano por conta de lesões traumáticas, originadas por acidentes de trânsito, violência urbana, quedas, entre outros.
“Cerca de 90% dos politraumatizados em acidentes sofrem de neurotrauma. Mas alguns cuidados podem ser responsáveis pela redução da taxa de mortalidade, como o bom atendimento, uso do cinto de segurança e capacete”, afirma o médico palestrante, que é diretor técnico do Hugo, Ricardo Furtado Mendonça.
O médico também abordará diagnósticos e causas do Acidente Vascular Cerebral (AVC). “A postura dos profissionais de saúde deve ser ativa nesses casos, monitorando constantemente a pressão, respiração e o estado de consciência do paciente”.