Categorias: Brasil

Protesto contra pacote fiscal deixa feridos em Curitiba

Um protesto de servidores municipais contra o pacote fiscal proposto pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PMN), terminou em confronto com a polícia, com feridos, na manhã desta terça (20).

Cerca de 4.000 manifestantes, segundo os organizadores, cercavam a Câmara de Vereadores quando um grupo tentou invadir o local, cercado por cordões de isolamento. A Polícia Militar, que fazia a guarda do prédio desde a madrugada, reagiu com cassetetes e spray de pimenta. Há registro de pessoas feridas, mas não há confirmação de quantas.

Os vereadores tentavam votar, pela segunda vez, um pacote que impõe um teto aos gastos com pessoal, altera o plano de carreira dos servidores, corta gratificações como a licença-prêmio e aumenta a contribuição previdenciária, entre outras medidas.

A Prefeitura de Curitiba argumenta que vive “uma calamidade financeira sem precedentes” e que já vem cortando despesas, mas precisa refrear o gasto com pessoal, a fim de garantir o pagamento em dia do funcionalismo. “Direitos sem sustentabilidade são desenganos”, afirmou Greca, nas redes sociais.

Os sindicatos municipais afirmam que a proposta retira direitos e pode prejudicar o atendimento à população, ao impor um teto de gastos ao funcionalismo. “É um caminho equivocado. Você tem que aumentar arrecadação, e não cortar despesas. Não é assim que vamos melhorar os serviços”, disse Irene Rodrigues dos Santos, coordenadora-geral do Sismuc (Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba).

Os manifestantes, que já invadiram a Câmara na semana passada, durante a primeira tentativa de votação, gritavam “Retira, retira, retira o pacotaço”. Eles reclamavam do “clima de praça de guerra” e do regime de urgência na votação do projeto.

Por volta do meio-dia desta terça (20), a sessão continuava suspensa e não havia previsão de retomada. Servidores ocupavam o plenário, em protesto contra o pacote, e outros ainda tentavam entrar no prédio. (Folhapress)

 

Thais Dutra

Notícias Recentes

GoiásFomento promoverá a Semana do Crédito em Catalão a partir desta segunda (12)

Entre os dias 12 a 16 de agosto, o Governo de Goiás, por meio da…

11/08/2024

Caiado é o governador com melhor avaliação do Brasil, aponta pesquisa AtlasIntel

Conforme a pesquisa AtlasIntel divulgada neste sábado (10), o governador Ronaldo Caiado (UB) segue com…

11/08/2024

Zagueiro Pedro Henrique enxerga potencial em recuperação do Atlético-GO na Série A

Sem vencer há 55 dias, Atlético-GO vive uma crise que aumenta a cada rodada no…

10/08/2024

Referência, Hospital de Uruaçu realiza 17ª captação de órgãos para transplante

Já é a 17ª captação realizada no próprio hospital, que possui estrutura tecnológica para esse…

10/08/2024

Bombeiros combatem incêndio que destruiu galpão de estopas em Goiânia

A carga de incêndio era muito alta, composta por tecido e madeira. Apesar do cenário,…

10/08/2024

Hemeroteca do IHGG oferece acesso gratuito a 8 mil edições de 105 jornais e revistas sobre Goiás

Reprodução de edição do jornal O Mosquito publicado em Catalão na década de 1920, e…

10/08/2024