A uma semana das eleições municipais o que se vê são candidatos acelerando e reforçando suas campanhas e pontuando promessas. Mas o que eles estabeleceram em seus planos de governo em relação ao que fariam caso eleitos? O Diário de Goiás preparou um levantamento baseado no plano de governo registrado no TSE de cada candidato à prefeitura de Goiânia sobre o que os prefeitáveis estabeleceram para sua administração quando o assunto é saúde pública.
ATENDIMENTO
A saúde pública precisa de grandes avanços para se tornar algo melhor e acessível para a população goiana, com isso, os candidatos a prefeito destacam diversas formas para obter uma saúde de qualidade, com grandes avanços e melhorando o atendimento para todos os usuários.
Fábio Junior do partido Unidade Popular (UP) pretende garantir o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde com uma boa infraestrutura, recursos materiais e insumos suficiente. Visando ampliar a representatividade nos Conselhos de Saúde, abrindo espaço para que demandas de populações vulneráveis sejam atendidas.
O candidato Thales Barreto do partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) visa ampliar o atendimento do plano IMAS e garantir o Socorro perto de casa. Major Araújo do Partido Social Liberal (PSL) deseja ampliar o atendimento às gestantes nas maternidades públicas da cidade para 24 horas.
Vanderlan Cardoso do Partido Social Democrático (PSD) pretende ampliar a cobertura de atendimento do Programa Saúde da Família (PSF), elevando a cobertura até 100% no primeiro ano do mandato e também estimular os atendimentos via Telemedicina de modo a evitar deslocamentos desnecessários e facilitar aos pacientes o atendimento.
Virmondes Cruvinel do Partido Cidadania tem como objetivo agilizar o agendamento de consultas ou auxiliar na localização do socorro médico mais próximo, facilitando o atendimento necessário pelo cidadão.
Fabio Júnior também pretende ampliar a representatividade nos Conselhos de Saúde, abrindo espaço para que demandas de populações vulneráveis sejam atendidas e ampliar os Grupos de Apoio e os Núcleos de Apoio das Unidades Básicas de Saúde da Família, para assim assegurar o acesso de toda a população.
Quem deseja digitalizar todo o sistema de atendimento é o Major Araújo, baseado no aplicativo “Saúde Goiânia”, de tratamento preventivo, concomitante e posteriores.
MELHORIAS
Diante do que se passa a saúde pública do estado, notam-se diversos pontos que necessitam de melhorias para se obter uma saúde de qualidade e, através das propostas de governo dos candidatos, são destacados os pontos principais para este avanço.
Samuel Almeida do Partido Republicano da Ordem Social (PROS) pretende trabalhar na prevenção de doenças e melhorar a saúde pública e conveniada (privada e filantrópica), também verificar a integração e regulação do sistema de saúde municipal.
A Delegada Adriana Accorsi do Partido dos Trabalhadores (PT) destaca a implantação de políticas voltadas para a promoção do desenvolvimento saudável e a Saúde Mental na Primeira Infância, a segurança e promoção da saúde do trabalhador da saúde e o programa de visitação domiciliar periódica por pro¬fissionais da saúde, educação e assistência social com ênfase nas famílias com crianças.
Antônio Neto, do Partido Comunista Brasileiro – (PCB) pretende trabalhar de forma integrada com e a Educação criando escolas promotoras de saúde, reconhecendo-as como espaço de fortalecimento do SUS, de problematização dos processos de saúde, adoecimento, cura e cuidado, tendo como base a pessoa e seu desenvolvimento ao longo de sua vida.
Antônio também destaca sobre a revogação de medidas e iniciativas que tem como objetivo, o repasse dos serviços de saúde para as mãos da iniciativa privada, particularmente a gestão pelas Organizações Sociais (OS’s).
Cristiano Cunha do Partido Verde (PV) destaca a valorização dos servidores efetivos da secretaria de saúde e elevar o adicional de insalubridade em, no mínimo 25% e, no máximo, 40%.
Elias Vaz do Partido Socialista Brasileiro (PSB) pretende ampliar a cobertura do Programa de Saúde da Família e da Estratégia Saúde da Família no município, bem como dos equipamentos da Atenção Básica.
Consolidar o Modelo de Atenção a Saúde do Município, articulando segundo os princípios do SUS as Redes: Atenção Básica ou Primária, Atenção Especializada, de Urgência e Emergência, de Alta e Altíssima Complexidade, de modo a assegurar o acesso e permanência universalizados e adotar protocolos clínicos e de encaminhamento em todas as dimensões da atenção primária básica.
As melhorias destacadas pelo candidato Gustavo Gayer do partido Democracia Cristã (DC), denomina-se na adequação das Unidades de
Atenção Básica às unidades da Estratégia da Saúde da Família, em todas as regiões, para que possam participar do programa Saúde na Hora do Ministério da Saúde, o fortalecimento e qualificação das agências Vigilância Epidemiológica e Sanitária do município com estudos de excelência para enfrentar possíveis crises causadas por pandemias ou outras condicionantes e a viabilização com o Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde para o aprimoramento das nossas maternidades.
Major Araújo destaca em seu plano de governo, suas melhorias na saúde. Promover a atenção integrada à saúde da população de Goiânia com ênfase nas áreas e população de maior vulnerabilidade, aumentar a locação de recursos para a saúde, ampliar o uso da Telemedica como instrumento importante no diagnóstico a distância de patologias e de orientação de procedimentos e tratamentos médicos implantando o prontuário médico eletrônico.
Manu Jacob do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) deseja fortalecer e ampliar o programa de Saúde Bucal, incentivando o programa Sorriso Feliz, contratando mais profissionais da área de odontologia para atender a demanda da população. Também fortalecer o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CE- REST) municipal com ações direcionadas ao atendimento integral dos trabalhadores vítimas de doenças e agravos ocupacionais.
Vanderlan Cardoso destaca suas propostas de melhorias, entre elas estão a humanização do canal de comunicação (Ouvidoria) entre a Secretaria Municipal de Saúde e a população, ampliar a parceria com o Hospital Araújo Jorge – benefício para os pacientes que necessitam de maior atenção do poder público e estabelecer gestão inteligente e humana nas áreas de saúde, com práticas que garantam a aplicabilidade dos recursos com eficiência (Selos de qualidade).
Virmondes Cruvinel visa adotar inteligência de dados mais eficazes nos protocolos de atenção clínicos e de encaminhamento e ampliar o escopo de atividades dos profissionais de enfermagem.
INVESTIMENTO
Para uma saúde avançada, o investimento é essencial para essa construção, através disso, os candidatos destacam suas propostas para que isso ocorra de maneira correta e que resolva os problemas enfrentados atualmente.
Maguito Vilela do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) quer a readequação, ampliação e qualificação dos equipamentos das Unidades Municipais de Saúde (CAIS, CIAMS, Centros de Saúde), considerando melhorias na acessibilidade e segurança do paciente.
A vereadora Cristina Lopes do Partido Liberal (PL) pretende buscar parcerias e recursos (Brasil e exterior) para a mais abrangente modernização tecnológica dos atendimentos em saúde (via Tecnologia da Informação) e instituir política municipal de qualificação permanente de todos os quadros de profissionais da saúde.
Elias Vaz pretende aperfeiçoar os processos de contratação e aquisição de insumos médico-hospitalares.
DOENÇAS
As doenças são às causas principais para que a população busque atendimento nos hospitais, através disso os candidatos destacam propostas de melhorias para prevenir essas doenças.
Antônio Vieira pretende oferecer métodos contraceptivos de longa duração para os adolescentes e realizar trabalho de conscientização junto aos jovens em relação às DSTs como o HIV e o HPV e priorizar as estratégias de amplitude populacional como promoção de saúde e prevenção de doenças.
Promover práticas de promoção e prevenção à saúde para reduzir os fatores de risco associados às doenças crônicas e fortalecer as estratégias das políticas de Vigilância em Saúde como forma de enfrentar e combater as doenças causadas por mosquitos e outros vetores e integração de visitas com vistas à ampliação da testagem para covid, são propostas destacadas pelo candidato Elias Vaz.
Manu Jacob pretende fortalecer as equipes de combate às endemias, como dengue, leptospirose com campanhas educacionais em escolas municipais e em bairro e oferecer métodos contraceptivos de longa duração para a juventude e realizar trabalho de educação em saúde junto aos jovens em relação às ISTs, como o HIV, sífilis e HPV.
Virmondes Cruvinel pretende preparar Goiânia para enfrentar e superar crises sanitárias como a da covid-19 com o fortalecimento do sistema de saúde municipal por meio de ações que passam pela reavaliação do quadro de profissionais da saúde do município, requalificação física das unidades e dos estoques de medicamentos.
Major Araujo pretende aumentar a participação da população em geral na prática de atividade física voltada para á saúde e qualidade de vida, absorvendo-se todas as faixas-etárias e gênero.
MELHORIAS NOS PROGRAMAS JÁ CRIADOS
Talles Barreto do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) tem como proposta, ampliar o programa Médico da Família dos 30% atuais para 100% das famílias, com migração para o sistema de SAÚDE DA FAMÍLIA, de múltiplas especialidades, com mapeamento, controle, tecnologia e política pública de medicina preventiva. Antônio Vieira visa fortalecer o Programa de Saúde da Família e o combate às endemias.
Elias destaca fortalecer as estratégias dos Programas de Saúde: de Saúde da Mulher, de Saúde na Primeira Infância; de Enfrentamento às Diabetes, de Hipertensão; de Enfrentamento à Obesidade entre outros, como forma de adoção de todos os cuidados com vistas à proteção integral.
Major Araujo do Partido Social Liberal (PSL) pretende manter os programas da prefeitura que são bem avaliados e fortalecer a parceria com o Ministério da Saúde.
Vanderlan Vieira Cardoso – Partido Social Democrático (PSD) pretende reestruturar o Instituto Municipal de Assistência à Saúde (IMAS), com ampliação da sua rede conveniada.
O candidato Vinícius Gomes da Paixão do Partido da Causa Operária (PCO) – não tem disponível sua proposta de governo no site do TSE.
(Por Tiago Teixeira, com edição de Domingos Ketelbey)