Serão abertas no próximo dia 5 de fevereiro as propostas de gestão das escolas estaduais por parte das Organizações Sociais.
A implantação da gestão de áreas públicas por Organizações Sociais é um tema que esta gerando discussões. Por parte do governo estadual o assunto é tratado como inovação e por setores organizados, como os sindicatos, a decisão estadual é muito criticada.
O secretário responsável pela implantação desse novo modelo de gestão é Antônio Faleiros, que faz a interlocução do governo estadual com o terceiro setor. Ao analisar as dificuldades de implantação da OSs na educação, Faleiros explica que a politização da discussão esta atrapalhando a implantação.
“Quantos anos tem que nós estamos com esse modelo educacional e o brasil ocupa uma das ultimas posições na questão de educação”, ressaltou o secretario.
Para Antônio Faleiros o que o governo quer é uma escola mais dinâmica e de que as pessoas não fiquem preocupados com a infra estrutura do estado.
“Nos queremos agilidade, queremos que o professor vá para a sala de aula e tenha tranquilidade para dar uma boa aula para os seus alunos sem estar preocupado com falta giz, com falta de carteira, com falta de lâmpada, com banheiro quebrado. Então a parte administrativa para dar essa infraestrutura para que os alunos tenham aula de qualidade, essa nós queremos passar para os parceiros, a parte da politica pedagógica essa continua com o estado”, ressaltou Antônio Faleiros em entrevista a Rádio 107,3 FM.
O secretário explica a administração por Organizações Sociais vai resolver a substituição rápida de professores. Ele explicou que hoje vários professores são contratados por contrato temporário e isso vai ser resolvido porque nas escolas administrados por OSs os professores serão contratados via CLT.
O secretário explica ainda que se sobra dinheiro em uma unidade administrada pelas Organizações Sociais, elas são obrigadas a devolver o que restou para o Estado ou reinvestir nas unidades.
Antônio Faleiros explicou que ainda no primeiro semestre serão chamadas organizações Sociais para os Abrigos que cuidam dos menores infratores, da Orquestra Filarmônica e do Centro de Excelência do Esporte, que vai ser inaugurado em Março.