Banheiros devem ser quimicos de fibra de vidro
Foi apresentado na Câmara Municipal projeto de lei sobre a instalação de banheiros químicos e construção de banheiros públicos em bosques e praças de Goiânia. A proposta é de autoria do vereador Welington Peixoto, do PROS.
Pelo projeto, a prefeitura de Goiânia fica obrigada a instalar banheiros químicos de fibra de vidro para os sexos feminino e masculino, bem como para deficientes físicos, em todos os parques, bosques e praças que contenham grande fluxo de pedestres no município de Goiânia.
O poder público municipal poderá fazer parcerias com empresas privadas por meio de concessões para que elas instalem e mantenham os banheiros, podendo cobrar pelo uso, assim como ocorre em outros países.
O vereador destaca que o acesso a banheiros públicos é uma dificuldade percebida principalmente entre as crianças e os idosos. Segundo ele, muitos precisam voltar para suas residências quando precisar de usar o banheiro e alguns até evitam frequentar lugares públicos devido ao receio de necessitarem e não poderem usar.
“Além de disponibilizar lugares de convívio social, como praças e bosques, a prefeitura necessita aperfeiçoar esses espaços com a instalação de sanitários a fim de incentivar ainda mais o uso destes ambientes e a preservação da saúde e bem estar da comunidade”, diz o vereador.