A Unidade Universitária de Goiânia (Eseffego), da Universidade Estadual de Goiás (UEG), desenvolveu o projeto de extensão ‘Entrelinhas’, oferecendo aulas gratuitas de futsal feminino para as meninas que sonham em jogar futebol, mas enfrentam desafios. A iniciativa visa beneficiar atletas e universitários, que encontram uma oportunidade de exercitar a docência.
Segundo a professora Nívea Menezes, coordenadora do Entrelinhas, a ideia inicial era trabalhar com estudantes de Educação Física e da rede pública de ensino, mas o projeto foi aberto para a comunidade em geral. O objetivo seria dar acesso à prática do futsal feminino em espaço público e de qualidade.
“Nosso projeto não se configura como treinamento ‘ao pé da letra’, pois ensinamos os fundamentos técnicos, táticos e regras da modalidade, sem a preocupação com resultados, mas sim em promover o acesso a estes conhecimentos”, diz.
Projeto Entrelinhas
As aulas de futsal feminino serão ministradas por alunos do curso de Educação Física da Eseffego, sob orientação de Nívea Menezes. No projeto Entrelinhas, haverá um processo de ensino-aprendizagem, garantindo experiência para a formação profissional.
“Penso que a universidade pública, ao garantir projetos dessa natureza, revela uma preocupação relevante com nosso passado recente, pois modalidades como o futsal e outras práticas esportivas que sempre tiveram presença garantida pelo público masculino, agora têm a chance de fomentar o ensino desses esportes para o público feminino”, afirma a coordenadora.
De acordo com a coordenadora, o projeto Entrelinhas está em andamento desde 2015, sendo reeditado a partir de demandas e necessidade emergentes. “Pretendemos continuar com o Entrelinhas e trazer um número cada vez maior de alunas da rede pública de Goiânia para o nosso convívio, proporcionando cada vez mais um espaço de qualidade e de condições dignas para o aprendizado do futsal”, explica.