Categorias: Cidades

Projeto de lei visa impedir cobrança por perda de ticket de estacionamento

Em entrevista ao jornalista Altair Tavares, na rádio 730, o deputado estadual, Santana Gomes (PSL) apresentou seu novo projeto de lei, que visa impedir a cobrança de multa de estacionamentos controlados por perda ou extravio de ticket ou bilhete.

Muitos estabelecimentos cobram do consumidor que não apresentam o ticket, o valor fechado de 12 ou 24 horas, independente se o bilhete foi perdido ou não. O deputado argumenta que não acha justo que uma pessoa que tenha perdido o ticket, ao retirar a carteira por exemplo, deva pagar por um período superior ao que permaneceu no estabelecimento.

Segundo o deputado, o projeto foi apresentado pela comissão de direito de consumidor da assembleia, após receberem diversas reclamações de consumidores. Ele foi aprovado em 1ª e 2ª votação, no entanto a comissão ainda aguarda a sanção do governador Marconi Perillo.

“A pessoa ao extraviar o ticket, não deve mais pagar o que não consumiu. Quem tem que provar quanto tempo ele esteve ali, é o comerciante. Hoje quando o seu carro entra na maioria dos estacionamentos, eles já pegam a placa do carro, sabem quanto tempo você ficou no local. E ele sabendo que você extraviou, não podem cobrar o que você não consumiu” disse.

As empresas alegam que elas tem um custo com manutenção em locais de grande circulação. No entanto, o deputado disse que esse argumento não justifica e que as empresas deveriam se qualificar, pois segundo o deputado quando o consumidor entra no estabelecimento, as placas e o horário já estão ou deveriam estar gravadas no sistema interno, o que possibilitaria uma nova impressão por parte da empresa.

Santana também cita que no centro de Goiânia, a maioria dos estacionamentos emitem bilhetes feitos a mão. Ou seja, o responsável pelo local tem um controle interno escrito por ele mostrando qual veículo e qual o horário ele entrou, o que possibilita uma maior flexibilidade em relação a perca do bilhete.

Ele afirmou que apresentará o projeto ao governador nesta quarta-feira (21) e que também acredita que Marconi terá sensibilidade e irá aprovar o projeto.

Leia Mais:

Rayka Martins

Notícias Recentes

Com time reserva, São Paulo vence Atlético-GO que atinge 14 derrotas no Brasileirão

Nem a mudança de técnico alterou a rotina do Atletico-GO no Campeonato Brasileiro da Série…

11/08/2024

Equipe da França auxilia na remoção de motores da aeronave da Voepass e primeiros corpos são identificados

Neste domingo (11), o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força…

11/08/2024

Polícia prende quadrilha especializada em furtar cartões presos em caixa eletrônico

Uma ação conjunta entre PMGO, PMDF E PMCE prendeu 4 integrantes de uma quadrilha que…

11/08/2024

Médica que iria embarcar em avião que caiu em Vinhedo mudou passagem após pressentimento do pai

A médica Juliana Chiumento comprou uma passagem para a viagem programada na tarde de sexta-feira…

11/08/2024

Licença-paternidade : Conheça a importância e as regras desse benefício

Conforme a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 115 países oferecem o benefício da licença-paternidade. No…

11/08/2024

“Saúde não é despesa, é investimento”, afirma Vanderlan Cardoso

“Saúde não é despesa, é investimento, principalmente na atenção primária”, ressaltou Vanderlan ao tratar da…

11/08/2024