Categorias: Cidades

Projeto da unidade prisional de Ceres é premiado em concurso do Ministério Público

Escola da unidade prisional de Ceres se destaca em concurso ‘Paz na Escola – Eu curto!’ do MP-GO, com projeto que utiliza recursos tecnológicos para reintegração dos presos à sociedade e ao mercado de trabalho

A Escola Joaquim Vieira do Vale construída na unidade prisional de Ceres, no Norte do estado, recebeu nesta segunda-feira (26/2), em Goiânia, a premiação do concurso ‘Paz na Escola – Eu Curto!’. A iniciativa do Ministério Público Estadual, por meio do Centro de Apoio Operacional (CAO) da Educação, visa premiar as instituições que desenvolvem projetos de inclusão digital e de promoção da cultura da paz.

A escola de Ceres foi a única finalista na categoria direcionada a escolas de unidades prisionais e centros de internação. Como prêmio, a unidade recebeu 20 novos computadores que serão utilizados em um novo projeto que é a inclusão do local em ensino superior a distância.

Para o diretor da unidade prisional, Guilherme Soares, a educação é um dos pilares para a ressocialização. “Para que eles tenham oportunidade de vislumbrar algo melhor para a vida deles, com certeza, a educação é um dos tripés, assim como o trabalho e o respeito”, disse. “Nosso objetivo é priorizar a educação para que eles (os presos) vislumbrem um futuro diferente daquele que os levaram até o cárcere”, acrescentou o autor da iniciativa.

Em seu discurso, o procurador-geral de Justiça, Benedito Torres, citou o papa João Paulo II ao afirmar que é preciso “derrubar muros e construir pontes”. “Isso significa que o ser humano precisa ser bom, construir pontes é estarmos integrados”, citou. “Esse é o primeiro passo do projeto com propósito de fomentar o exercício da cidadania”, destacou o procurador-geral ao apresentar o vídeo institucional do MP contra o bullying escolar.

No total, 12 escolas das redes estadual e municipal de ensino em todo o estado foram premiadas nesta que é a primeira etapa do Projeto MP Amigo. De acordo com a coordenadora do projeto, a promotora Liana Antunes Tormin, o objetivo da ação é estimular a aproximação do Ministério Público da comunidade escolar.

A Escola Joaquim Vieira do Vale foi vencedora com o projeto “Reset: Um recomeço”, que tem como objetivo assegurar conhecimentos que propiciem aos alunos reeducandos a reintegração na sociedade e no mercado de trabalho, utilizando recursos tecnológicos aplicados como ferramenta de aprendizagem.

Escola no presídio

Há cinco anos o diretor da unidade prisional de Ceres, Guilherme Soares, implantou o sistema de ensino aos reeducandos. Hoje são cerca de 40 alunos que cumprem pena no regime fechado, cursando da alfabetização até o ensino médio.

Escola Joaquim Vieira do Vale foi edificada, há cerca de um ano, nos moldes Padrão Século 21. A instituição é mantida em parceria com a prefeitura e com a rede estadual de ensino. No local, existe ainda uma biblioteca com mais de 5 mil títulos, frutos de doações da comunidade.

Um novo projeto em andamento é a implementação do ensino superior na unidade. Guilherme adianta que os computadores ganhos na premiação serão fundamentais para essa próxima fase.

Marcley Matos

Notícias Recentes

Ranking dos Governadores da AtlasIntel coloca Ronaldo Caiado em 1º lugar em aprovação geral

O Ranking de Aprovação dos Governadores de 2024, da AtlasIntel, colocou o governador de Goiás…

14/08/2024

Candidata em Senador Canedo, Cristiane Pina promete energia solar de graça a 20 mil famílias

Candidata fala em construir usina de 10 megawatts para beneficiar 20 mil famílias vulneráveis; já…

14/08/2024

Segundo projeto referente à regulamentação da reforma tributária é aprovado

Foi aprovado na Câmara dos Deputados nesta última terça-feira (13) o texto-base do Projeto de…

14/08/2024

Vagner Mancini destaca garra do Goiás e personalidade de Tadeu na vitória frente o Ceará

Na última segunda-feira (12), Vagner Mancini comandou o Goiás Esporte Clube pela primeira vez no…

14/08/2024

Plenário da Alego dá primeiro aval à PEC que beneficia guardas municipais

O plenário da Assembleia Legislativa (Alego) aprovou em primeiro turno, na sessão ordinária desta última…

14/08/2024

Caiado assina ordem de serviço para construção do Mercadão de Santo Antônio do Descoberto, no Entorno do DF

Na manhã desta quarta-feira (14), o governador Ronaldo Caiado assina ordem de serviço para a…

14/08/2024