O governador Marconi Perillo (PSDB) participa, nesta semana, de uma série de inaugurações de comitês de candidatos da Coligação Garantia de Um Futuro Melhor pra Goiás. Acompanhado por prefeitos de municípios vizinhos, ele prestigiou, na noite desta terça-feira (05/08), a abertura do comitê do ex-secretário de Cidadania e Trabalho, deputado estadual Henrique Arantes (PTB), também candidato à reeleição.
O comitê está localizado no Setor Universitário, em frente ao Centro de Treinamento do Vila Nova.Henrique afirmou às centenas de pessoas que compareceram ao evento, dentre elas policiais militares que apoiam o seu projeto de reeleição e o de Marconi, que tomou a decisão de entrar para a vida pública por admirar o governador como um dos maiores gestores do país e estadista que Goiás já teve. “Éramos um estado nanico antes das gestões de Marconi, e hoje Goiás é o que mais cresce na industrialização e geração de empregos. Me lembro de que antes dos governos dele, a população goiana tinha autoestima baixa. Servidores – principalmente os policiais – viviam desmotivados. Marconi transformou a realidade do nosso Estado”, relatou.
O ex-secretário disse que aprendeu com o governador características como honestidade, integridade, transparência e lealdade. “E, quando passei a integrar a equipe de governo, também aprendi com ele a trabalhar com muita motivação e sem jamais me cansar”, declarou. Henrique destacou os programas Renda Cidadã e Pão e Leite, criados no primeiro governo de Marconi (1999-2002), como dois dos programas que mais se orgulha de ter ajudado a crescer na atual gestão.
A exemplo de Marconi, o deputado defendeu reforma nas leis penal e de execução penal para combater a violência de forma mais efetiva. O deputado federal Jovair Arantes (PTB) endossou o discurso de Henrique e agradeceu ao governador pela confiança nos deputados de sua base, e por ter atendido o apelo dos aliados para que se candidatasse à reeleição.
Santillo
Ao iniciar seu discurso, Marconi lembrou que conheceu Jovair há 30 anos, quando trabalhava no escritório do ex-governador Henrique Santillo, e recordou que quando Jovair contou a Santillo que teria um filho, disse que o menino se chamaria Henrique em sua homenagem. “Pude presenciar aquele momento bonito. E anos depois, na política, Henrique Arantes se firmou como homem leal, companheiro, sério. Em nosso governo, deixou um grande saldo positivo e a lição de administrar com humildade. Sou grato pelo bom trabalho que você realizou”, afirmou.
O governador também agradeceu a Jovair pela atuação na Câmara Federal e conclamou as lideranças políticas e a população a trabalharem para que o projeto deles continue a caminhar com convergência. O deputado federal candidato ao Senado, Vilmar Rocha (PSD), participou do evento.
Os programas sociais
Cerca de 400 entidades filantrópicas da sociedade civil sem fins lucrativos e unidades de atendimento socioassistenciais são beneficiadas pelo programa Pão e Leite. O objetivo é fornecer às entidades renda mensal correspondente a cada pessoa atendida, visando à aquisição desses alimentos, como forma de apoio nutricional. No começo do ano, todas as entidades beneficiadas com o programa tiveram o auxílio com aumento de 50% no valor (de R$ 0,80 por pessoa assistida para R$ 1,20). Nos últimos três anos, o programa foi reajustado em 200%.
Já o Renda Cidadão é um programa de transferência de renda do Estado de Goiás que, por meio do auxílio financeiro mensal, atende em caráter temporário famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O benefício busca resgatar a cidadania das famílias em estágio de extremam pobreza, estimulando a emancipação sustentada.