Publicidade
Categorias: Cidades
| Em 5 anos atrás

Programa Saúde da Família promove qualidade de vida à população em Goiânia

Compartilhar

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, tem aprimorado cada vez mais o serviço oferecido pelo Programa Estratégia Saúde da Família (ESF). Atualmente, a capital conta com 59 unidades compostas por 193 equipes de multiprofissionais.

A ESF faz parte do serviço de Atenção Primária padronizado pelo Ministério da Saúde e tem como características ser o primeiro nível de atenção à saúde e cuidar da população no lugar em que vive, realizando um acompanhamento integral do indivíduo. As equipes deste programa são formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários e profissionais de saúde bucal.

Publicidade

Os CSFs são instalados nos bairros com maior necessidade de serviços de saúde e maior número de famílias em situação de risco. Para a secretária municipal de Saúde, Fátima Mrué, esse nível de atenção oferecido realmente aproxima as pessoas que necessitam do Sistema Único de Saúde (SUS). “A ESF funciona como a porta de entrada do SUS. O usuário recebe assistência médica e orientações pelo programa e caso necessite de um cuidado mais avançado a equipe de estratégia faz este encaminhamento”, pontua.

Publicidade

Em Goiânia, mais de 528 mil pacientes foram atendidos em 2018 e cada CSF mantevea média mensal de 44.026 atendimentos que resultaram em 941.485 procedimentos realizados. Um levantamento prévio de 2019, demonstra que os atendimentos ultrapassaram a média mensal  do ano anterior, somando mais de  49 mil atendimentos de usuários por mês.

Publicidade