Este ano, a Rede Estadual de Educação de Goiás inicia o programa Jornada para o Futuro. A partir de janeiro, estudantes de Ensino Médio em Tempo Integral terão oportunidade de se preparar para o mercado de trabalho participando de capacitações voltadas para profissões que vão estar em alta nos próximos anos. A Secretarias de Estado da Educação (Seduc/GO) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/GO) vão ofertar cursos profissionalizantes de Desenvolvimento Web e Cyber Security.
O programa Jornada para o Futuro foi lançado em novembro do ano passado e será implementado de forma piloto em 14 Centros de Ensino em Período Integral (CEPIs) no ano letivo de 2024. A ideia é que, com a nova grade curricular, os alunos das unidades onde o projeto-piloto será implantado já saiam com o diploma de curso ao concluírem o Ensino Médio.
De acordo com o titular da Secti/GO, José Frederico Lyra Netto, a proposta de Educação Profissional e Tecnológica visa proporcionar um futuro profissional promissor para os estudantes da rede estadual. “Nós temos dois objetivos: aumentar a oferta do ensino técnico e torná-lo mais atrativo. Nós acreditamos no ensino técnico, que é algo muito forte em países mais desenvolvidos, e queremos um futuro melhor para nossos estudantes, com tecnologia e educação básica de ponta”, destaca.
O estudo “O Brasil do Futuro: Rumo à Produtividade, Inclusão e Sustentabilidade”, divulgado pelo Banco Mundial em 2023, apresenta o Desenvolvimento Web como uma das profissões do futuro. Além disso, dados do LinkedIn (rede social voltada para o mundo profissional) demonstram que o Desenvolvimento Web, o marketing digital e a publicidade estão entre as qualificações mais solicitadas por empregadores.
Com efeito, isso indica que, com a nova proposta do Governo Estadual, os jovens conquistarão uma qualificação alinhada com o mercado e que facilitará a inserção no mundo do trabalho no futuro. A proposta será implementada a partir deste mês de janeiro, nos 14 Centros de Ensino em Período Integral (Cepis).