Publicidade
Geral
| Em 1 ano atrás

Programa cultural ‘Ilha da Imaginação’ chega nas  escolas públicas de São Simão (GO)

Compartilhar

O programa ‘Ilha da Imaginação’ hoje atua diretamente na comunidade de São Simão (GO) e região. Aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura o projeto busca impactar positivamente a vida de crianças e adolescentes de escolas públicas por meio do desenvolvimento da leitura e da animação. A capacitação ocorre por meio de cursos, workshops e oficinas itinerantes.

Cerca de 130 crianças de escolas públicas de São Simão participam das atividades de leitura e produção audiovisual no contraturno escolar. No Espaço Ilha da Imaginação, durante nove meses de aula, os alunos têm acesso a aulas práticas e teóricas nos cursos de formação e avançado de animação 2D, curso de 3D, monitorias, oficinas de contação de história, animação Stop Motion ou Pixilation, entre outros.

Publicidade

Segundo a gestora do projeto pelo Instituto Maker, Danielle Cabral, o projeto é um catalisador de oportunidades educacionais e culturais. “Por meio da prática diária da leitura e da oferta de uma ampla gama de atividades que visam estimular a imaginação, a criatividade e o pensamento crítico, temos o objetivo de transformar o roteiro da vida dessas crianças e adolescentes”.

Publicidade

Capacitação

O ‘Ilha da Imaginação’ acontece desde 2019, já atendeu cerca de 50 mil jovens em mais de 120 escolas públicas da região. O programa é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, patrocinado pela SPIC Brasil e realizado pelo Instituto Maker, pela AKM Performma, Ministério da Cultura e Governo Federal- União e Reconstrução.

Publicidade

A gestora Danielle é goiana e reside em São Paulo, onde foi professora da ESPM por 7 anos, e estudou Artes na Universidade Sorbonne Nouvelle em Paris, onde viveu por 5 anos. Com experiência de 20 anos à frente de projetos culturais patrocinados por grandes empresas, ela assumiu a gestão do programa este ano.

Com o incentivo, os alunos que participam do programa cultural recebem uniforme, material pedagógico, lanche e transportes gratuitos até o espaço onde são realizados os cursos. “Acreditamos que a cultura e a educação são ferramentas poderosas de transformação, e o Projeto Ilha da Imaginação está empenhado em fazer a diferença na vida das crianças e jovens da região. Ele tem sido um farol de aprendizado para todos os envolvidos”, afirma Roberto Monteiro, diretor de comunicação da SPIC Brasil.

Publicidade

Oficinas Itinerantes

O programa, que não se concentra apenas em São Simão, tem as suas atividades estendidas para regiões próximas, a exemplo das cidades de Ituiutaba (MG), Inaciolândia (GO), Paranaiguara (GO), Quirinópolis (GO), Santa Vitória (MG) entre outras, ampliando assim seu alcance e impacto.

Nesse caso, são realizadas oficinas itinerantes gratuitas de leitura e animação nas escolas estaduais e municipais da região, com carga horária de 4h para alunos de 8 a 15 anos. O programa já distribuiu mais de 50 mil livros gratuitamente durante as oficinas itinerantes.

Publicidade
Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019