A Agência Goiana de Habitação (Agehab) recebeu o prêmio Lúcio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação 2015, nesta terça-feira (13), na Câmara dos Deputados, em Brasília. A premiação foi realizada durante abertura do 3º Seminário Internacional de Mobilidade e Transportes, que acontecerá até sexta-feira (16).
O prêmio, que consiste em um diploma com menção honrosa, uma medalha e a estatueta Lúcio Costa, produzida pelo artista, escultor e músico Edgar Duvivier, é concedido anualmente a três entidades e três pessoas ligadas aos temas Mobilidade, Saneamento e Habitação.
Em Goiás, foi escolhido o Programa Casa Legal – Sua Escritura na Mão, pela Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara. O governador Marconi Perillo (PSDB), participou da solenidade e destacou, durante discurso, que o Programa surgiu para atender a demanda urgente da população em relação à casa própria.
“O Casa Legal é resultado de uma mudança de paradigmas. Para que o Programa se tornasse realidade, foi necessária a completa revisão, atualização e modernização da legislação estadual, foi necessário um profundo trabalho de gestão política para sensibilizar moradores, associações de bairros, autoridades e as administrações municipais de que era possível avançar na regularização”, afirmou o governador.
O Programa foi criado em 2000 e já atendeu mais de 300 mil famílias goianas. “Hoje nós fazemos política de habitação o ano inteiro. Todos os meses nós repassamos um percentual de recursos do Tesouro do Estado para que a Agehab possa continuar a nossa política de regularização fundiária e de melhorias habitacionais em todo o Estado”, ressaltou Marconi.