A candidata a governadora Professora Helga (PCB) pretende criar de Institutos Estaduais de Educação, “com autonomia política, financeira, administrativa e pedagógica”. A proposta está em seu plano de governo, registrado no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A ideia prevê “instituições educacionais formativas voltadas à elevação da escolaridade dos filhos da classe trabalhadora urbana e rural, articulando-se um tipo de formação emancipatória, que se preocupe tanto com a qualificação da classe trabalhadora, quanto com o desenvolvimento de suas capacidades criativas socioculturais, fundamentados no respeito à diversidade”.
Ainda na área educacional, o plano de governo da candidata do PCB fala em abrir bibliotecas públicas “em todos os municípios do estado e bairros dos grandes centros urbanos”, além de, no caso da Universidade Estadual de Goiás (UEG), estabelecer “vinculação orçamentária de 5% do ICMS e concurso público para o preenchimento de todas as vagas de professores e de técnico-administrativos”.
O documento com as propostas de Professora Helga tem 52 páginas. Veja a íntegra abaixo: