A Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon Goiás) vai instaurar processo administrativo contra a concessionária Enel Distribuição S/A com o objetivo de reparar os danos coletivos causados por uma má prestação de serviço a seus clientes.
O superintendente do Procon Goiás, Alex Augusto Vaz explica que o órgão sempre busca a harmonização das relações de consumo e, por isso, tem mantido o diálogo constante com a empresa. O problema é que os mesmos problemas tem se repetido ao longo das últimas semanas. Por isso, foi preciso adotar duas medidas mais enérgicas.
A primeira delas se trata da oficialização de todas as reclamações por meio de uma ação coletiva que juntará em um único processo todos os registros realizados no Procon Goiás. Alex Augusto explica que, “Com a extensão do processo será possível mensurar a real perda da população diante da instabilidade das últimas semanas”, afirma o superintendente do Procon. De acordo com ele, o valor da multa pode chegar a até R$10,2 milhões.
A segunda tem como foco a priorização dos atendimentos e julgamentos dos processos administrativos que tramitam no Procon Goiás relacionados à empresa. Segundo Alex, parte da população acaba desistindo do registro da reclamação por acreditar que exista morosidade e muita burocracia dentro do processo que o envolve.
Antes de entrar em contato com o órgão, o consumidor deverá registrar a sua reclamação junto à empresa. Em seguida, poderá acionar o Procon Goiás por meio do Procon Web (proconweb.ssp.go.gov.br) ou agendar o atendimento presencial pela mesma plataforma.
Caso a empresa não solucione a demanda dentro do prazo estipulado ou haja com má fé da concessionária de energia, o cliente deverá registrar a sua reclamação no Procon Goiás.
Com a palavra, a Enel Goiás:
A Enel Distribuição Goiás mantém um canal de comunicação direto com o Procon Estadual e com os Municipais, para prestar todo o atendimento e os esclarecimentos solicitados. A distribuidora ressalta que as primeiras chuvas no estado chegaram com ventos fortíssimos, que geraram o derrubamento de muitas árvores e lançamento de objetos na rede. Isso gerou um número de ocorrências cinco vezes acima do normal, prejudicando o fornecimento. A Enel tem atuado com número de equipes dobrado durante as contingências e força total para a recuperação do serviço no menor tempo possível. Adicionalmente, tem investido fortemente na rede, buscando modernizar e adicionar tecnologia de forma a melhorar a qualidade do serviço e reduzir a duração e a frequência das quedas.