Uma pesquisa realizada pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-Goiás), divulgada nesta terça-feira (8), mostra as variações nos preços de produtos sugestivos para o Dia dos Pais, comemorado no próximo domingo, dia 13 de agosto. A pesquisa aponta para uma variação de preço que chega a 61%, entre o menor e maior valor de um produto.
Com o objetivo de alertar ao consumidor e evitar dor de cabeça depois da compra, o Procon Goiás visitou um total de 35 lojas para a pesquisa. As empresas que apresentaram irregularidades durante o processo foram autuadas. Todas as irregularidades foram encaminhadas à Gerência de Fiscalização e estão sendo autuadas pelas equipes de fiscais.
Durante a visita aos estabelecimentos, além da coleta de preços, também foram coletados os tabloides, “encartes publicitários”, para análise mais detalhada das informações prestadas ao consumidor. Em uma das irregularidades encontradas, entre as mais comuns é o anúncio de produtos parcelados “com juros”, sem conter informações sobe as taxas praticadas e Custo Efetivo Total.
Atenção dobrada
O Procon Goiás orienta ao consumidor dobrar a atenção e sempre desconfiar das ofertas. Em alguns casos, existem abuso nos preços ou ofertas enganosas, como é o caso dos produtos parcelados “sem juros”.
Uma loja da capital anuncia um produto em promoção, supostamente parcelado sem juros. Neste exemplo prático, demonstra a necessidade do consumidor ficar atento pois os juros podem estar escondidos no valor do produto. Foi identificada uma oferta de um televisor Smart TV, ao preço à vista de R$ 1.999,00, parcelado em 10 vezes de R$ 199,90, “sem juros”.
No entanto, ao analisar o preço do mesmo produto vendido no site da própria loja, foi constatado pela equipe que o produto, com o mesmo código, estava sendo vendido ao preço à vista no valor de R$ 1.430,53. Neste caso, o produto anunciado pela loja, está escondendo um acréscimo embutido de quase 40%.
Por isso é preciso tomar muita atenção e pesquisar antes de realizar a compra. Alguns cuidados devem ser observados ao realiza uma compra, em principal pela internet.
Nas compras feitas fora do estabelecimento comercial, como essa realizada pela internet, independentemente do produto ter apresentado problema ou não, o consumidor tem o direito previsto por lei para arrepender-se da compra num prazo de até 7 (sete) dias contados da data do recebimento do produto ou da assinatura do contrato (em caso de contratação de serviço). E qualquer valor que porventura já tenha sido pago, deverá ser ressarcido.