Após a decisão da Enel em encerrar contrato com a Caixa Econômica Federal (CEF), os consumidores poderão ter dificuldades para pagamento das fatures de energia. Diante disso, o Procon Goiás ressaltou nesta quarta-feira (11) que os clientes poderão registrar reclamações.
“O consumidor que enfrentar qualquer dificuldade ou não tiver à sua disposição meios alternativos de pagar sua conta, poderá registrar sua reclamação no Procon-Goiás presencialmente na Sede ou nos Postos Vapt Vupt, por telefone através do Disque Denúncia – 151 (3201-71-24 – interior) ou pela internet: (https://proconweb.ssp.go.gov.br)”, diz a nota.
No entanto, o órgão ressalta que apesar da impossibilidade de pagamento das contas de energia elétrica em Casas Lotéricas, Correspondentes Caixa Aqui e Agências da Caixa Econômica Federal, ainda existem outros pontos físicos para quitar a fatura, além dos meios eletrônicos.
“Como alternativa, a ENEL está disponibilizando aos consumidores goianos outras formas de pagamento e incentivando os usuários a cadastrarem suas contas em débito automático de outros bancos conveniados (Banco do Brasil, Santander, Bradesco, Itaú, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Banco de Brasília, Intermedium, Safra, Mercantil, Bancoob e Sicredi)”, informou a nota.
Em relação aos meios eletrônicos, os consumidores poderão fazer o pagamento por débito automático, caixas eletrônicos, postos de pagamento, como Correios, Supermercados, Farmácias e lojas, e internet banking.
O Procon destaca que a impossibilidade do pagamento fere o Código de Defesa do Consumidor (CDC). “O consumidor não poderá ser prejudicado pela adoção desta medida e ficar impossibilitado de efetuar o pagamento da conta por falta de locais de atendimento (presencial/eletrônico), o que caracteriza violação ao CDC”, diz a nota.