O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), lançou na manhã desta terça-feira (30) o programa Talentos Gyn, que é um processo seletivo para preenchimento de vagas de cargos comissionados na atual administração. Cruz disse que essa é uma oportunidade de trazer a comunidade para dentro da prefeitura.
“Hoje como responsável, como gestor do município, tenho um imenso prazer de poder estar junto com toda a comunidade, toda a população, todo o secretariado e todos os servidores e trazer essas pessoas para dentro da prefeitura de Goiânia, trazendo para perto, conhecendo melhor as pessoas que farão parte desse programa”, explicou o chefe do Executivo em coletiva de imprensa no Paço Municipal, na manhã de hoje.
Ao Diário de Goiás, o secretário do Escritório de Prioridades Estratégicas, José Frederico Lyra Netto, informou que Goiânia será a primeira capital a realizar este programa.
“Somos a primeira capital a colocar em prática esse projeto, há modelos em outros estados, mas capital será em Goiânia o primeiro modelo”, afirmou.
O Talentos Gyn é fruto de uma parceria com o Vamos – Transformar Lideranças no Setor Público e no Terceiro Setor, um grupo de atuação que reúne a Fundação Lemann, Instituto Humanize e Republica.org. José Frederico informa ainda que a expectativa é de expandir o projeto para mais setores da prefeitura, essa seria a recomendação do prefeito, se houver sucesso, de aumentar o número de pessoas com talentos técnicos para ocuparem cargos na administração pública.
O secretário adianta que são 16 vagas, a princípio, que serão preenchidas mediante processo seletivo .
“A gente nem fala que a prefeitura está abrindo mão, na verdade são vagas do escritório de prioridade que não foram preenchidas. A gente segurou por causa do programa e agora serão preenchidas”, pontuou.
Essas vagas disponíveis seguem o mesmo trâmite de um cargo em comissão, ou seja, não é um contrato com prazo determinado.
As inscrições já estão disponíveis no site da prefeitura de Goiânia. Basta o candidato acessar o site e ir à aba Talentos Gyn. O prazo para inscrições termina no dia 17 de abril. Todas as pessoas maiores de idade (com ou sem curso superior) poderão se inscreverem. O programa aceitará inscrições de pessoas de qualquer lugar do país.
Os salários para o programa variam entre R$ 3.666,43 ( gerente) e R$ 8.554,99 (superintendente).
O diretor de projetos da Fundação Lemann, Weber Sutti, participou do evento desta terça-feira por videoconferência e reforçou a importância da parceria da iniciativa pública e privada.
“A gestão pública não existe sem pessoas. E é muito importante atrairmos profissionais bem preparados para garantir cada vez mais qualidade e eficiência aos serviços prestados para a sociedade”, diz.
Rogério Cruz ressaltou a relevância do programa e destacou que servidores da própria prefeitura poderão participar deste processo seletivo.
“Um prazer enorme para mim estar apresentando pra vocês esse programa, uma vez que todos nós temos a certeza de que é uma oportunidade de termos várias pessoas aqui da prefeitura de Goiânia de crescer e mostrar seu talento, coisa que nós estávamos buscando há um tempo”, concluiu.