Publicidade
Cidades
| Em 1 ano atrás

Problemas de abastecimento em Senador Canedo fazem Sanesc ampliar atendimento do Disk-Água

Compartilhar

Os problemas de abastecimento de água em Senador Canedo exigiram ações por parte da Sanesc. A companhia ampliou o serviço do Disk-Água, a partir desta quarta-feira (15). Com o serviço, o consumidor que estiver sem água pode comunicar a Sanesc para ações de suporte. A companhia de abastecimento e saneamento dispobiliza agora 30 caminhões-pipa para auxiliar nas ações contra a falta de chuva.

Os caminhões-pipa fazem o serviço a partir da Estação de Tratamento Lúcio Rosa, a principal da cidade. As rotas de atendimento são organizadas conforme as solicitações que chegam pelo Disk-Água. Os pedidos podem ser feitos pelo telefone 3512-1456, diariamente, das 8 às 22 horas. Nos sábados, domingos e feriados, o atendimento se encerra às 17 horas.

Publicidade

Crise hídrica

De acordo com o presidente da Sanesc, Cainã Teodoro, a crise no abastecimento de Senador Canedo é causada pela falta de chuvas. “Tivemos o outubro mais seco dos últimos 125 anos e continuamos esperando a chuva, para normalizar o sistema, que foi planejada e preparado para atender todo o município de Senador Canedo”, diz ele. Segundo Cainã, em menos de três anos, a Sanesc dobrou a extensão das adutoras e a capacidade de água armazenada nos reservatórios. Além disso, a capacidade de produção de água tratada foi ampliada em 160%.

Publicidade

Conforme, o presidente, para que o abastecimento de água seja normalizado na cidade são necessários ao menos sete dias de chuva. “Fizemos um investimento de R$50 milhões e posso afirmar que temos um sistema eficiente, mas hoje precisamos de sete a dez dias de chuvas para recompor nossas reservas e atender todos os consumidores”, diz ele.

Publicidade

Disk-Água

O serviço de Disk-Água para o fornecimento de água complementar foi implantado em Senador Canedo este ano para atender a parte mais alta da cidade. Com a queda no nível dos reservatórios, não há pressão suficiente para que a água chegue a esses locais. O consumidor que não tiver água em casa pode acionar o serviço oferecido pela Sanesc, que abastece diretamente a caixa d’água dos imóveis. Os caminhões utilizados são exclusivos para o serviço.

A meta é atender à demanda no mesmo dia da solicitação, sendo que as rotas são elaboradas, dando prioridade aos bairros com maior número de comunicações. Segundo a Sanesc, o Disk-Água será mantido enquanto houver demanda da população, em função da crise hídrica.

Publicidade
Publicidade
Luana Cardoso

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.