“As prisões de 18 adultos e apreensões de 13 adolescentes durante a invasão do prédio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), na noite de segunda-feira (15), ocorreram no estrito cumprimento da legislação vigente”, informa nota da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), divulgada no fim da tarde desta terça-feira (16).
De acordo com a nota, um representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e diversos veículos de comunicação estavam no local e acompanharam o fato. “As prisões e apreensões sucederam aos atos de vandalismo praticados por invasores (como depredação de prédio público e tentativa de subtração de documentos da Seduce), além de corrupção de menores e dano qualificado”, informa a nota.
Segundo a SSP-GO, os manifestantes também arrombaram portas, esvaziaram extintores de incêndio e destruíram mobiliário da Secretaria de Educação, o que provocou prejuízos ao erário e impediu o trabalho dos servidores estaduais nesta terça-feira. “No local, foram apreendidas facas, pedaços de madeira, 22 embalagens de álcool cheias e caixas de fósforo, entre outros objetos”, diz a nota.
“Além disso, houve descumprimento de acordo feito por representantes dos manifestantes, que se comprometeram, em reunião com a Seduce, a SSP-GO e o Conselho da Juventude, a desocuparem os prédios públicos pacificamente. O governo de Goiás respeita manifestações democráticas, mas não compactua com ações criminosas articuladas por movimentos que manipulam os estudantes com claros objetivos políticos”, finaliza a nota.
{gallery}Vandalismo na Seduce{/gallery}