Um projeto inovador da Polícia Civil de Mato Grosso teve a participação do primo do prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha. O investigador Aurélio Mendanha da Silva criou, durante pesquisa de mestrado em Sociologia, um projeto para implantação de terminais de autoatendimento nas zonas rurais.
Durante a pesquisa, Aurélio, em parceria com o delegado Gutemberg de Lucena Almeida, constataram um número muito baixo de ocorrências registradas em assentamentos de Mato Grosso. O levantamento chegou à conclusão de que a distância entre os loteamentos e as delegacias eram o principal fator da subnotificação de delitos.
A partir daí, a Polícia Civil do estado criou a primeira unidade de autoatendimento para registro de ocorrências. O terminal foi implantado na última quinta-feira (16), no assentamento Jaraguá, em Água Boa, a 730km de Cuiabá.
A unidade de autoatendimento dará aos moradores do assentamento acesso ao site da Delegacia Virtual. A tecnologia permite pré-registro e registro de boletins de ocorrência online, além da realização de denúncias.
Aurélio argumenta que o projeto é inovador e pode ser ampliado para outras comunidades da zona rural. Ele revelou que a Polícia Civil ainda tem feito um trabalho de informação e orientação para ensinar aos moradores como utilizar o site da Delegacia Virtual e minimizar a subnotificação de crimes, especialmente em época de distanciamento social.