A primeira testagem ampliada para diagnóstico da covid-19 em Goiânia neste ano será realizada no Lorena Parque, região oeste da capital. A ação está marcada para quarta (13) e quinta-feira (14), das 8h às 17h.
A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é que dois mil testes sejam realizados. A coleta será feita nas modalidades drive-thru e pedestre.
A região oeste foi escolhida por maior concentração no número de casos e internações. A testagem será na Escola Municipal Lorena Parque, na Rua Valentim Capuzzo.
A testagem ampliada é uma das ações da prefeitura para tentar conter o avanço da covid-19. Segundo a diretora de Epidemiologia da SMS, Grécia Pessoni, a capital tem se destacado na aplicação desses testes. ” O Rio de Janeiro, por exemplo, agora que comprou 10 mil testes de antígenos, nós já realizamos mais de 106 mil”, comenta.
Ao todo, foram 106.206 testes, com 12.192 com diagnóstico positivo para covid-19, uma prevalência de 11,5%.
Teste de antígeno
O teste de antígeno é realizado a partir do material coletado no nariz, com swab, espécie de haste flexível. O resultado fica pronto em cerca de 20 minutos. Quem apresentar resultado positivo passará por consulta médica no local da testagem.
Podem fazer o teste pessoas acima de 12 anos de idade que não apresentam sintomas. Sintomáticos devem procurar uma unidade de saúde ou agendar a coleta domiciliar pelos telefones da Central Humanizada de Orientações sobre a Covid-19 (3267-6123 e 98599-0200).