Foi nomeada, nesta quarta-feira (4), pela Prefeitura de Goiânia, a primeira pessoa trans a ocupar um cargo de chefia na administração municipal e primeira do país à frente de uma superintendência. Trata-se de John Maia Gomes, novo superintendente de LGBTQIA+, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA).
“Uma conquista e uma quebra de tabu. É uma gestão que cuida das pessoas, e não faz acepção delas”, enfatiza o profissional que já ocupava, no Executivo, o cargo de gerente de Promoção Social, Cultural e de Saúde, também na SMDHPA. “É uma honra sermos pioneiros nesse sentido, e isso nos mostra o quanto ainda precisamos evoluir como sociedade”, salienta o prefeito Rogério Cruz.
A expectativa, de acordo com John, é representar a igualdade, com dignidade e responsabilidade. “Não descansar nem um momento, enquanto as pessoas da ponta não puderem estar ocupando espaços, se inserindo na sociedade e mercado de trabalho. A população LGBTQIA+ pode estar como gerente de escolas, como professores. É mostrar que somos todos iguais”, pontua.
A secretária municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, Cida Garcez, comemora. “A nomeação do John foi recebida com muita alegria e satisfação, mas sem nenhuma surpresa. Seu trabalho anterior como gerente na pasta já demonstrava toda sua competência e dedicação com as demandas da população LGBTQIA+, em Goiânia”, afirma.