Publicidade
Categorias: Cidades
| Em 8 anos atrás

Primeira parcela do IPVA 2017 vence nesta segunda, 30

Compartilhar

Os proprietários de veículos com placa final 1 devem pagar a primeira parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2017 até esta segunda-feira (30). A segunda parcela deverá ser quitada até 24 de fevereiro e a terceira, até 27 de março.

Em 27 de março também vence a quota única para os proprietários que desejam fazer o pagamento à vista. A sequência para pagamento do IPVA 2017 continua sendo do final 1 ao 0. Este ano, o cronograma de pagamento do Imposto voltou a ser feito de janeiro a novembro, de acordo com o final da placa do veículo.

Publicidade

A mudança do calendário foi determinada pelo governador Marconi Perillo e uma das primeiras medidas adotadas pelo novo secretário da Fazenda de Goiás (Sefaz), Fernando Navarrete.

Publicidade

Os proprietários poderão esperar o boleto chegar à sua residência ou imprimir a guia pelo site do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO). Em caso de dúvidas, o contribuinte poderá ainda ligar para o call center da Sefaz: 0300 210 1994.

Publicidade

Todos os boletos são emitidos com 5% de descontos para os contribuintes que se inscreveram no Programa Nota Fiscal Goiana até 31 de dezembro de 2016. Além disso, o governo estadual também oferece um desconto de 50% do IPVA para carros 1.0 e motos 125 cilindradas que atenderam às exigências legais, como não ter infração no ano anterior.

Fiscalização

Um mês após o vencimento do imposto, será iniciada a fiscalização em todo o Estado. De acordo com o gerente de Arrecadação e Fiscalização da Sefaz, Paulo Aguiar, o objetivo é “reduzir pela metade a inadimplência” para fazer justiça “aqueles que pagam os impostos em dia”.

Publicidade

Para as blitzes de fiscalização do IPVA é utilizado um Leitor Ótico de Caracteres (OCR) que lê a placa do veículo e informa aos agentes os proprietários inadimplentes. A frota tributável em Goiás é de 3,07 milhões de veículos.

Veja o calendário de pagamento:

Leia mais:

Publicidade