Categorias: Cidades

Primeira CNH E entregue pelo Detran GO para pessoa com deficiência

O Detran-GO emitiu, pela primeira vez, uma Carteira Nacional de Habilitação Categoria “E” para pessoa portadora de deficiência. O candidato Ivan Pimenta Ferreira, após processo de adição de categoria, fez prova prática de direção veicular em uma carreta na quinta-feira (23/03) e foi aprovado pela junta técnica, composta por três examinadores. A CNH dele foi confeccionada e entregue hoje, às 15h30, pelo presidente do Detran Manoel Xavier Ferreira Filho.

“Estou muito feliz por essa oportunidade.

Vou voltar a fazer o que eu gosto”

(Ivan Pimenta)

Ivan se emocionou ao receber a CNH categoria E de volta após dez anos. Ele trabalhava de carreteiro, mas teve a perna esquerda amputada após um acidente de trânsito ocorrido em 2007. Como a legislação não permitia que a pessoa com deficiência tivesse categoria profissional (C, D, E), ele teve CNH rebaixada de E para B. “Estou muito feliz por essa oportunidade. Vou voltar a fazer o que eu gosto. Nesses 10 anos, trabalhei com outras coisa, mas elas não me realizavam como profissional”, argumenta.

Mudanças na legislação e, especialmente, no entendimento dos médicos, permitem que pessoas com deficiência possam exercer atividade remunerada como condutor. Para se habilitar, passam por todo processo de habilitação, além de junta médica, composta por três profissionais, e junta técnica, formada por três examinadores de trânsito. Ivan já tem emprego garantido. Com amigos, ele adquiriu uma carreta e nesta terça-feira, dia 28, começa a transportar álcool.

Até pouco tempo o entendimento geral era que pessoa com deficiência poderia obter somente categorias A (moto) e B (carro). Quando o condutor profissional era sequelado, tinha a CNH rebaixada,a a exemplo do que ocorreu com Ivan. Segundo o presidente do Detran-GO, Manoel Xavier Ferreira Filho, o novo posicionamento é um reflexo da conscientização da sociedade e dos avanços da legislação. “Mais que um documento, ao permitir de forma segura e legal que a pessoa com deficiência obtenha uma CNH nas categorias profissionais, estamos incentivando sua reinserção na atividade econômica e, acima de tudo, promovendo sua autoestima”, afirma.

Manoel Xavier destaca que a inclusão da pessoa com deficiência deve ser uma bandeira de toda a sociedade. “O Detran-GO tem o dever de promover condições para que esse público exerça seus direitos em toda a plenitude”, ressalta. Nesse sentido, a autarquia estuda uma forma de incentivar que sejam disponibilizados veículos adaptados para os candidatos às categorias C, D e E.

Para obter a carteira de categoria “E”, o motorista deve estar habilitado no mínimo há um ano na categoria “C” não ter cometido nenhuma infração grave, gravíssima, ou ser reincidente em infração média durante os últimos doze meses. Também é necessária a realização de 20 horas aulas de prática de direção veicular.

A CNH categoria “E” permite que o portador conduza combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias “B”, “C” ou “D” e cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada tenha 6.000kg (seis mil quilogramas) ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a 8 (oito) lugares.

Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: altairtavares@diariodegoias.com.br .

Notícias Recentes

Em noite de artilheiro, goleiro Tadeu desabafa e se declara ao Goiás: “Honra e amor”

Tadeu escreveu mais um capítulo importante em sua trajetória no Goiás Esporte Clube. Principal jogador…

12/08/2024

Com dois gols de Tadeu, Goiás vence de virada o Ceará e se recupera no Brasileiro Série B

O Goiás Esporte Clube conseguiu um importante resultado nesta segunda-feira (12), jogando no Estádio Hailé…

12/08/2024

Vila Nova perde para o lanterna Guarani e completa cinco jogos sem vencer no Brasileiro Série B

O Vila Nova Futebol Clube completou cinco jogos sem uma vitória no Campeonato Brasileiro da…

12/08/2024

Rodada do Voga Brasil em Anápolis aponta que Gomide se mantém com 44% da preferência

Nova pesquisa mostra que petista Antônio Gomide continua à frente na disputa pela Prefeitura de…

12/08/2024

Justiça de SP notifica Pablo Marçal por propaganda eleitoral antecipada

O candidato a prefeito da cidade de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), foi notificado pela…

12/08/2024

Operação do Detran Goiás vai retirar de circulação veículos campeões de infrações

Uma operação especial do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), já iniciada há alguns…

12/08/2024