Entre trabalhadores da região e pessoas em situação de rua que assistiram às partidas da seleção brasileira na Copa do Mundo, a partir do Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro, no centro da capital, estavam Janaína Marcório e a filha, Tiffany Geovana Marcório, de 8 anos. Moradora do Parque Eldorado Oeste, Janaína foi a primeira goianiense a receber o cartão Renda Família, benefício social implementado pela gestão do prefeito Rogério Cruz. O investimento total para o programa superou os R$ 43 milhões.
Janaína e Tiffany assistiram a todos os quatro jogos em que o Brasil entrou em campo do cinema. “É a minha segunda copa, mas eu nunca tinha assistido no cinema antes. Vim em todos os jogos com a minha mãe e as amigas dela, e é muito legal”, conta a pequena que vibrou com cada lance da partida desta sexta-feira. Apesar da eliminação do Brasil, Tiffany reage com otimismo. “O importante é se divertir”, destaca.
O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), ressalta que o objetivo da programação foi democratizar o acesso aos espaços culturais públicos para todos os cidadãos.
“Estamos muito felizes com os resultados do nosso projeto, mesmo sem a vitória do Brasil. Recebemos aqui pessoas que sabemos que são muito carentes, que não têm uma TV para assistir aos jogos. Recebemos famílias, crianças, trabalhadores do Centro de Goiânia, e equipes de empresas aqui de perto. Então, é um saldo muito positivo para nós, que buscamos uma gestão igualitária, que atenda às necessidades das pessoas em todas as áreas. E o entretenimento, o acesso à cultura também é uma das mais importantes”, pontua.
O secretário municipal de Cultura, Zander Fábio, assistiu a todos os jogos no Cine Ouro. “Foi uma ideia brilhante transmitir os jogos aqui. Vi pessoas humildes, como a Maria, que nunca tinha ido ao cinema, que talvez não assistiria aos jogos se não fosse nossa ação aqui no Ouro. E elas ficam deslumbradas, encantadas, e até se emocionam. Nada descreve a emoção de ver o nosso Brasil em campo, né!?”, ressaltou.
Antes de cada partida, a Secretaria Municipal de Cultura escalou atrações musicais ao vivo, sempre uma hora antes dos jogos, para animar o público que desfrutou da programação gratuita. Nesta sexta-feira, quem subiu ao palco foi a cantora Luh Medeiros, com repertório sertanejo.