Publicidade
Notícias do Estado
| Em 2 anos atrás

Previsão do tempo indica semana de chuvas irregulares com menor volume em Goiás, afirma Cimehgo

Compartilhar

A semana começou chuvosa para os goianos, que notaram um cenário confuso, com tempo alternando entre sol e nublado com chuvas. De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), o clima confuso, de chuvas irregulares em Goiás está sendo influenciado pelo sistema de alta pressão.

O gerente da Cimehgo, André Amorim, explica que o sistema de alta pressão retira a umidade de uma área, afetando a formação de nuvens e, consequentemente, de chuvas. “A umidade baixa vai ficando mais baixa, porque ele tira umidade da atmosfera e também dificulta a formação de nuvens de chuvas”, destaca. André ressalta que, por conta da aproximação do centro de alta pressão, o volume de chuvas no estado tende a diminuir nos próximos dias.

Publicidade

O sistema de alta pressão, sinalizado pela letra A, tende a se afastar, rumo ao oceano, favorecendo a chegada de uma frente fria, vinda da região sudeste, destacada em azul. Imagem: Cimehgo

A previsão é que o cenário se modifique a partir da quinta-feira (19), com a chegada de uma frente fria, vinda da região sudeste. Segundo Amorim, a tendência é que o sistema de alta pressão se afaste, em direção ao oceano, permitindo que a frente fria avance, atingindo todo o estado de Goiás.

Publicidade

No começo da semana, a situação de chuvas irregulares deve ser amenizada, com maior irregularidade, dando lugar a um tempo mais ameno. Entretanto, o alerta para temporais com rajadas de ventos e raios continua, já que há potencial para ocorrer em áreas isoladas. A partir de quinta, as chuvas voltam com maior volume, como observado nos últimos dias.

Publicidade

 

 

Publicidade
Publicidade
Luana Cardoso

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.