Publicidade

O Banco Central divulgou nesta sexta-feira (14) o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado uma prévia do resultado do Produto Interno Bruto (PIB). O indicador aponta que a economia brasileira teve expansão de 0,89% em 2019.

Seria o terceiro ano consecutivo de crescimento. Todavia, mostra desaceleração quando comparado às taxas de 2018 e 2017, anos nos quais a economia teve aumento de 1,3%. O resultado oficial sairá somente no dia 4 de março e será divulgado pelo IBGE.

Publicidade

A estimativa do mercado é que o país tenha crescido na taxa de 1,12% no ano passado. O Ministério da Economia faz o mesmo cálculo, enquanto o BC espera expansão de 1,2%.

Publicidade

Para 2020, o mercado financeiro estima uma alta de 2,3% para o PIB. Entretanto, economistas avaliam que a crise do coronavírus, iniciada na China, tende a impactar a economia global, puxando essa taxa de crescimento para baixo.

Em São Paulo, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, avaliou nesta sexta-feira que, nas análises de agentes do mercado, o impacto sobre o crescimento do PIB brasileiro varia “consideravelmente”: oscilando de 0,1 a 0,4 ponto percentual para baixo.

Publicidade
Publicidade