Ilton Gonçalves de Oliveira, de 43 anos, foi preso após investigações da 2ª Delegacia de Polícia de Itumbiara, responsável pela apuração de crimes de estelionato e associação criminosa. O homem foi identificado como um dos beneficiários de um esquema que desviou mais de meio milhão de reais da empresa de armazéns de grãos Granol no município.
De acordo com o delegado Vinícius de Castro Penna, coordenador das investigações, Ilton é cunhado de outro investigado, Douglas de Lima Frandoloso, que é apontado como o organizador da fraude. O esquema envolvia ainda dois supostos produtores de grãos, que se apresentavam como donos de cargas que nunca existiram: Joaquim Jacinto Rosa Neto e José Carlos de Paula.
Segundo informações da polícia, os membros do grupo recebiam diretamente da empresa vítima os pagamentos indevidos que eram, depois de descontada uma parte, repassados a outros familiares do líder do esquema criminoso, quais sejam Darcízio Antônio de Lima Frandoloso e Patrícia Gonçalves de Oliveira Frandoloso, respectivamente pai e esposa de Douglas.
Ilton foi destinatário de pelo menos R$ 142 mil dos mais de R$ 570 mil do total contabilizado nos autos de Investigação. Preso e interrogado, ele foi encaminhado ao Presídio Regional de Itumbiara, onde fica à disposição do Poder Judiciário.