Os presidentes de países que compreendem a região amazônica estão costurando um encontro no próximo dia 6 de setembro para tratar soluções com relação às altas queimadas que acentuaram-se consideravelmente ao longo deste ano. À frente da convocação estão os presidentes do Peru e da Colômbia, país onde deve recepcionar os outros chefes de estado para a reunião.
Será a primeira vez em muitos anos que os presidentes da América do Sul se reúnem com objetivo de discutir à pauta. Ela mirará em um plano convergente entre todos os países para que encontrem a melhor solução relacionada a proteção de toda a bacia amazônica.
Apesar dos incêndios no Brasil terem-se acentuando catapultando o problema à crise internacional, existem queimadas acontecendo na região da Bolívia e de outros países.
O presidente da República, Jair Bolsonaro confirmou hoje que deverá estar presente na reunião que deverá ocorrer em Letícia, na Colômbia. A expectativa é que hajam representantes do Brasil, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana e Suriname.