Segundo novo boletim médico divulgado pelo Hospital Sírio Libanês, neste domingo (1/10), às 16 horas, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu alta médica. No dia 29 de setembro o Presidente foi submetido a uma cirurgia de artroplastia total de quadril à direita e também a blefaroplastia.
Segundo o boletim, Lula teve boa evolução clínica, e após ter recebido alta hospitalar irá seguir em reabilitação ambulatorial aos cuidados das equipes médicas do Prof. Dr. Roberto Kalil Filho, da Drª Ana Helena Germoglio e Prof Dr. Giancarlo Cavalli Polesello.
Segundo a equipe médica, nesses primeiros dias Lula deverá precisar de um andador para firmar os pés. O presidente também deve ficar de quatro a seis semanas sem realizar viagens. Lula espera retomar sua agenda internacional no final de novembro na Conferência do Clima das Nações Unidas (COP), que será realizada nos Emirados Árabes.
Com 77 anos, Lula tem uma artrose no quadril. É quando um desgaste na cartilagem provoca fortes dores em razão do atrito dos ossos em uma região com terminações nervosas. Nesse caso, uma prótese que imita a articulação do quadril substituiu a região afetada. A previsão de alta seria apenas para terça, porém com a rápida recuperação foi antecipada.