Categorias: Cidades

Presidente do TJGO propõe criação de vara exclusiva para audiências de custódia

Foi elaborada uma minuta de resolução para alterar a competência da 9ª Vara Criminal da comarca de Goiânia, a fim de criar uma unidade judiciária exclusiva para audiências de custódia e juízo de garantias. A minuta é assinada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Walter Carlos Lemes.

De acordo com o Tribunal de Justiça de Goiás, a minuta considerou o “Pacote Anticrime”, que prevê a figura do juiz das garantias e visa à separação das funções jurisdicionais no processo penal. Dessa forma, um magistrado deve atuar na fase de investigação e outro a partir da instauração da ação penal, após a denúncia ser recebida.

 O documento será encaminhado à Corregedoria-Geral da Justiça para análise e manifestação. Em seguida, passará pela Comissão de Regimento Interno e Organização Judiciária do TJGO. Se aprovado, ainda deverá ser votado pelo Órgão Especial.

Foi informado que o juízo, com essa competência na comarca de Goiânia (Vara de Custódia, Medidas Cautelares e das Garantias da Comarca de Goiânia), será o responsável pela atuação em toda a fase de investigação criminal quanto aos procedimentos criminais, excluindo violência doméstica e processos de competência do Tribunal do Júri.

Somente após recebida a denúncia ou queixa é que o feito será distribuído aos demais magistrados, com competência criminal para a instrução e julgamento da ação penal, ressalvadas as investigações criminais em curso.

Para a alteração de competência proposta, os processos que hoje tramitam na 9ª Vara Criminal, ao todo 2.905, serão distribuídos para as demais unidades com competência para os crimes punidos com reclusão e detenção. Dessa forma, cada vara receberá, em média, 223 feitos.

Além da mudança já mencionada, a minuta também altera a competência da 1ª e 2ª Vara Criminal dos crimes apenados com detenção e crimes de trânsito da Comarca de Goiânia para dar a elas competência concorrente para os crimes punidos com reclusão. A primeira passa a ser denominada 9ª Vara Criminal e a segunda, 13ª Vara Criminal.

A razão da mudança é que a separação de competência entre crimes punidos com detenção e reclusão não tem justificativa legal e não gera distribuição equitativa entre os magistrados com competência na área criminal.

(Com informações do TJGO)

Samuel Straiotto

Notícias Recentes

Advogado do Mobiliza é anunciado como vice por Rogério Cruz na disputa pela prefeitura de Goiânia

Foi oficializado pelo atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, o nome do advogado Jaroslaw Daroszewski…

09/08/2024

Campeãs de tudo, Duda e Ana Patrícia conquistam o ouro no vôlei de praia em Paris

A dupla Duda e Ana Patrícia se sagrou campeã olímpica do vôlei de praia em…

09/08/2024

Jogos Olímpicos: Alison dos Santos se supera e conquista bronze nos 400m com barreiras

Mais uma medalha para a coleção! O brasileiro Alison dos Santos, o “Piu”, conquistou a…

09/08/2024

TRE autoriza Paulo Daher a fazer o registro da chapa de vereadores do PP

TRE devolve acesso ao sistema e autoriza Paulo Daher a fazer o registro da chapa;…

09/08/2024

Matheus Ribeiro propõe projeto de capacitação profissional para jovens goianienses

O candidato a prefeito de Goiânia pelo PSDB, Matheus Ribeiro, pretende criar um projeto para…

09/08/2024

Hugol registra mais de 3 mil atendimentos por acidentes de trânsito em 2024

Nos primeiros sete meses de 2024, o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de…

09/08/2024