Em entrevista à Rádio Vinha FM na manhã desta quinta-feira (23), o Presidente Da Companhia De Saneamento De Goiás (Saneago), Jalles Fontoura afirmou que a estação de tratamento de água do Sistema Mauro Borges foi reiniciada e não adiada.
“A estação está reiniciada. Esse sistema Mauro Borges que está sendo construído há muito tempo, trata-se das águas do Ribeirão João Leite, um ribeirão que nasce em Anápolis, e forma um reservatório, cuja água vai movimentar a estação de tratamento de água, chamada ETA – Mauro Borges. Essa estação de tratamento de água vai abastecer água para toda região metropolitana de Goiânia. […] E vai fazer com que a água chegue 100% em Goiânia, 100% em Aparecida e na ‘Grande Goiânia’, como Goianira, Trindade…” Sobre Senador Canedo, o Presidente afirmou que o sistema de água da cidade é municipal, portanto a não ser que a cidade passe a fazer parte do complexo da Saneago ela não estará inclusa dentro deste projeto.
Segundo Jalles Fontoura, o propósito é garantir água e esgoto para todo o estado. Já que o esgoto é a sequência de tratamento da água, o que gera melhor qualidade na saúde e no meio ambiente.
O Presidente afirma que a inauguração será realizada daqui a dois meses e que a partir disso serão integrados os sistemas Ribeirão João Leite e Estação de Tratamento Mauro Borges. “A partir do funcionamento dessa estação de água do João Leite, nós vamos poder fazer uma integração de sistemas. Existe muita carência por exemplo na água que vai em direção de Goianira ou Trindade, milhares de casas, lotes, de habitações, projetos que existem por aí tem que ser viabilizados, com o que a gente chama de AVTO (autorização de fornecimento de água e coleta de esgoto) para poder integrar o Sistema João Leite com o Sistema Meia Ponte e esse sistema todo integrado vai fornecer água para toda a região metropolitana” disse.
Jalles também afirma que o sistema já está na fase de testes e de pré-operação nos setores. “Estão sendo testadas as bombas, as turbinas e as tubulações. Primeiro você testa os setores, e depois tem que ser testado todo o sistema. Essa fase vai começar após os R$ 21 milhões que estão sendo aplicados a partir de abril.” Segundo o Presidente os testes estão sendo feitos com a empresa que fez toda a construção e com os fornecedores especializados, ele também afirma que a partir da conclusão dos testes, a Saneago vai assumindo pouco a pouco a operação de todo o sistema.
O presidente confirma que de acordo com o contrato da empresa de obras, até junho deve ser concluída toda a construção da estação e a partir daí partirão para a segunda etapa dos testes. “Vamos continuar os testes, que já vai produzindo água e irrigando o sistema, o que vai aliviar o sistema Meia Ponte, que pode ser encaminhado para outras regiões que hoje estão com fornecimento precário de água. Ai começa outra fase que é fazer a água dessa estação chegar em todos os locais. Para ele o mais complexo dos investimentos será a construção de um ‘linhão’ em Aparecida, ou seja integrar o sistema Mauro Borges com a tubulação que vai até Aparecida.
Leia Mais: