O presidente da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Ormando José Pires Júnior, disse nesta quarta-feira (10) que a população deve se conscientizar sobre o descarte de lixo adequado, e não jogar na rua. “Cidades limpas, por exemplo, do Sul do País, não gastam tanto com caminhões caçamba e pá mecânica como Goiânia. Limpar uma cidade é fácil, difícil é mantê-la limpa. Por isso, pedimos que a responsabilidade seja compartilhada pelo poder público e população para mantermos a cidade limpa”.
Em entrevista a Altair Tavares, na Rádio 730, Ormando José ressaltou que a Comurg tem várias outras funções além da coleta de lixo doméstico. “Também somos responsáveis pela Coleta Hospitalar, Coleta Seletiva, Cata-Treco, remoção de entulhos, galhos, animais mortos, pintura de meio-fio, roçagem mecanizada, até limpeza de mananciais, entre outros”.
Ou seja, apesar de a Companhia ter cerca de nove mil funcionários, é necessário que a população contribua para uma cidade mais limpa. “Seguindo a legislação, a área de passeio público, como a calçada, é de responsabilidade dos moradores da região. Mas os servidores da Comurg, do setor de varrição, com o intuito de melhorar o serviço usam, por conta própria, folhas de palmeiras para abranger uma área maior da calçada e da rua”, explicou o presidente.
Assim como o descarte de resíduo de construção civil, Ormando destacou que a coleta não é feita na mesma velocidade em que o lixo é produzido, por isso a população não deve descartá-lo em qualquer lugar, como na rua.
“A população deve procurar as empresas credenciadas na Prefeitura de Goiânia para que realmente seja dada uma destinação adequada ao resíduo, assim, a cidade não terá aspecto de sujeira”, concluiu.