O presidente da Apple, Tim Cook, defendeu a necessidade de uma regulação para limitar o poder do Facebook e de outras empresas sobre dados pessoais de seus consumidores.
Em entrevista ao site especializado em tecnologia Recode e à rede de televisão MSNBC, Cook disse que o melhor para o setor seria uma autorregulação.
Porém, levando em conta o escândalo revelado neste mês envolvendo o vazamento de informações pessoais de 50 milhões de pessoas para a consultoria Cambridge Analytica, Cook diz que já é tarde demais para isso e o mercado já foi longe demais.
As informações sobre usuários do Facebook foram usadas pela cambridge Analytica para direcionar a eles propaganda eleitoral do republicano Donald Trump durante as eleições que o elegeram em 2016.
O executivo disse que a Apple poderia ganhar mais se usasse dados pessoais dos usuários de seus aparelhos.
“A verdade é que poderíamos ganhar rios de dinheiro se monetizássemos nossos consumidores, se eles fossem nossos produtos. Mas decidimos não fazer isso.”
Questionado pela jornalista Kara Swisher o que faria se estivesse na posição de Marc Zuckerberg, presidente do Facebook, Cook se limitou a dizer que nunca estaria na situação dele.
No último sábado (24), ele já havia criticado o Facebook durante participação sua em evento em Pequim, na China.
Na ocasião, ele disse que empresas não deveriam ter a capacidade de saber quais os sites que seus clientes visitam, quem são seus contatos nem coisas que gostam ou não gostam. (Folhapress)
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