Categorias: Política

Presidência da Alego anuncia criação de corregedoria para apurar condutas de servidores

Será apreciado pelos deputados estaduais, projeto de resolução de autoria da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa que visa criar uma corregedoria para área de pessoal. De acordo com o presidente da Casa, Hélio de Sousa (DEM), quanto ao controle de ponto, a Casa está bem servida, mas faltava ainda um instrumento que pudesse dar oportunidade para servidores caso sejam alvos de questionamentos, por exemplo, no recente caso de supostos servidores fantasmas.

O presidente da Assembleia avalia que a corregedoria visa dar mais proteção ao servidor visto que poderá ter mais chances de defesa, sem que sofra algum tipo de punição.

“A assembleia tem buscado aprimorar as suas ações no sentido de buscar um melhor controle da vida funcional de todos os servidores da Casa. No nosso entendimento, faltava a criação de uma corregedoria geral para permitir que seja um instrumento não só da administração, mas possa ser utilizado pelo próprio servidor quando for questionado ou ainda tiver explicar a quem quer que seja algum ato relevante a sua função. A corregedoria será aprovada ainda neste ano através de um projeto de resolução e terá validade a partir de janeiro de 2016”, explica o presidente.

Hélio de Sousa alega que hoje a Assembleia necessita melhorar a administração de pessoal. A corregedoria será composta por servidores efetivos. De acordo com o presidente com a corregedoria, nenhum processo será encaminhamento diretamente para setores que possam aplicar punições, tudo terá que passar antes pela corregedoria.

“Nós estamos criando os instrumentos para permitir que tenhamos um bom controle dos servidores da Casa. Criamos a Câmara de Administração de Pessoal, que tem uma função de ajudar a administração no controle de servidores. Agora quando um servidor por qualquer motivo é questionado, é denunciado, a corregedoria será um instrumento para permitir que faça sua defesa antes de outro órgão da casa que tenha função punitiva. É um avanço que vai modernizar ainda mais”, afirma.

Samuel Straiotto

Notícias Recentes

Zagueiro Pedro Henrique enxerga potencial em recuperação do Atlético-GO na Série A

Sem vencer há 55 dias, Atlético-GO vive uma crise que aumenta a cada rodada no…

10/08/2024

Referência, Hospital de Uruaçu realiza 17ª captação de órgãos para transplante

Já é a 17ª captação realizada no próprio hospital, que possui estrutura tecnológica para esse…

10/08/2024

Bombeiros combatem incêndio que destruiu galpão de estopas em Goiânia

A carga de incêndio era muito alta, composta por tecido e madeira. Apesar do cenário,…

10/08/2024

Hemeroteca do IHGG oferece acesso gratuito a 8 mil edições de 105 jornais e revistas sobre Goiás

Reprodução de edição do jornal O Mosquito publicado em Catalão na década de 1920, e…

10/08/2024

Jogos Olímpicos: Brasil vence Turquia e leva o bronze no vôlei feminino

A seleção feminina de vôlei encerrou a participação em Paris 2024 da melhor maneira possível:…

10/08/2024

Seleção Brasileira perde para os Estados Unidos e fica com a prata no Futebol Feminino em Paris

Não faltaram dedicação e suor. Nos Jogos Olímpicos das mulheres, as do futebol feminino defenderam…

10/08/2024