O prazo para fazer as inscrições para o Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas 2016 – MPE Brasil – foram prorrogadas. Desta vez, os interessados terão até 21 de agosto. Em Goiás, o Prêmio é promovido pelo Movimento Goiás Competitivo (MGC) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet, no site www.premiompe.sebrae.com.br. Serão premiadas as boas práticas de gestão das micro e pequenas empresas goianas. O objetivo é contribuir para o aumento da produtividade e competitividade do segmento.
Os participantes deverão comprovar domicílio fiscal em Goiás; receita bruta anual de até R$ 3,6 milhões, incluindo a soma dos orçamentos de filiais e da matriz; e ter aberto a empresa até 31 de dezembro de 2014.
Também será necessário possuir documento que certifica a regularidade da situação fiscal do contribuinte em relação aos débitos previdenciários e não-previdenciários, emitido pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e pela Receita Federal.
Poderão participar empresas que se enquadram em oito categorias: Indústria; Comércio; Agronegócio; Serviços de Turismo; Tecnologia da Informação e Comunicação; Saúde; Educação e outros serviços; e Boas Práticas, Responsabilidade Social e de Inovação.
A avaliação da qualidade da gestão será feita por meio do Questionário de Autoavaliação, considerando os critérios do Modelo de Excelência da Gestão (MEG), disseminado pela Fundação Nacional de Qualidade (FNQ).
Também será feita uma análise de gestão personalizada para preparar os inscritos a melhorar aproveitar as oportunidades de negócios. Os vencedores goianos serão automaticamente classificados para a etapa nacional do Prêmio, que é realizada pelo Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC) e Gerdau, e conta com apoio técnico da FNQ e do MGC.