Publicidade
Cidades
| Em 1 ano atrás

Prefeituras de Goiânia e Aparecida dão início às obras de revitalização da Avenida Rio Verde

Compartilhar

Foram lançadas na manhã desta quinta-feira (20), as obras de revitalização da Avenida Rio Verde, que divide as cidades de Goiânia e Aparecida de Goiânia. Os trabalhos serão realizados de maneira conjunta pela administração municipal das duas cidades, com recursos próprios, sendo cada uma responsável pelo seu lado da via, e contemplará um trecho de aproximadamente 5 km entre o Terminal Cruzeiro e o início da GO-040. A previsão é que as intervenções sejam concluídas em 90 dias.

O trajeto receberá os trabalhos de recapeamento asfáltico, ampliação da rede de drenagem, sinalização de trânsito horizontal e vertical e substituição das lâmpadas de vapor de sódio por LED. Além disso, no canteiro central, serão construídas pista de caminhada, ciclovia, academia aberta, calçadas acessíveis e, ainda, paisagismo com bancos de madeira e pergolados.

Publicidade

A solenidade de lançamento das obras contou com as presenças dos prefeitos de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos) e de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano (Patriota), dos secretários municipais de Infraestrutura Urbana de Goiânia, Denes Pereira, e de Aparecida, Mário Vilela, do secretário de Estado da Infraestrutura (Seinfra), Pedro Sales, que representou o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), além de secretários de outras pastas de ambas as cidades, vereadores, entre outras autoridades.

Publicidade

Prefeitos exaltam parceria para realização das obras

O prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano, destacou como objetivo dos trabalhos, “entregar para a comunidade uma avenida bonita, que é um cartão-postal de entrada tanto para Goiânia quanto para Aparecida”. Porém desconversou quando perguntado sobre qual será o valor do investimento para a obra.

Publicidade

“Eu confesso que o investimento, por ser parceria, não dá para se fazer [uma previsão]. Mas o que for preciso, tanto eu quanto o Rogério vamos investir para que possamos entregar uma avenida linda para esse povo que merece”, afirmou Vilmar.

Questionado sobre o fato da iniciativa já ter sido lançada anteriormente pelas duas prefeituras e se as obras agora sairão de verdade, o prefeito de Aparecida garantiu a conclusão dos trabalhos.

Publicidade

“Na verdade, já começou. Como vocês viram aí, as máquinas já estão trabalhando. A gente vai fazer isso aqui. Está previsionado em 5 meses mas, tanto eu quanto o Rogério, queremos entregar em 90 dias para a comunidade. Vamos fazer o possível para que seja entregue”, frisou.

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, pontuou os benefícios que a parceria entre as cidades deve trazer com a realização da obra.

“Nós fizemos uma reunião há poucos dias, eu e o prefeito Vilmarzinho. Sentamos, dialogamos, colocamos em grupos a nossa parte técnica, tanto Aparecida de Goiânia quanto Goiânia e decidimos então, a parceria nessa avenida tão importante, que faz uma ligação inclusive com a BR e com a GO-040. Então nós temos aí essa parceria de poder entregar à população goianiense e aparecidense uma via completamente revitalizada, restaurada, com asfalto novo, com iluminação led, com canteiro central revitalizado, com academias ao ar livre, pista de ciclismo, pista de caminhada. Isso é uma parceria que, com certeza, traz benefícios não só para Goiânia, mas também para Aparecida. É assim que temos que trabalhar. A parceria de Aparecida de Goiânia com Goiânia é para entregar aquilo que a população precisa e merece ter, que é qualidade de vida”, declarou.

Secretários de infraestrutura detalham as etapas das obras de revitalização da Avenida Rio Verde

O secretário de Infraestrutura de Aparecida de Goiânia, Mário Vilela, esclareceu as etapas de realização das obras na Avenida Rio Verde.

“Nós vamos começar da GO-040 para cá [em referência à região do Terminal Cruzeiro]. Isso vai fazer com que nossas equipes ‘treinem’ e não dê muita interferência no trânsito das pessoas, dos carros. Nós temos também que fazer galerias pluviais nos locais que tem empoçamento de água. São várias etapas de serviço. Mas nossas equipes já vão iniciar hoje juntamente com Goiânia. São 5 km e nós esperamos que, com 3 meses, essas obras estejam totalmente prontas”, disse o secretário.

Perguntado sobre valores e divisão de custos, Mário disse que será de R$ 3 milhões a R$ 4 milhões.

Denes Pereira, secretário municipal de Infraestrutura Urbana de Goiânia, ressaltou a importância das intervenções.

“São mais de 5km de uma avenida tão importante para os dois principais municípios do estado de Goiás. Fizemos várias reuniões com a parte técnica antes de marcarmos o início dessa obra. Já começamos hoje com o canteiro central, com a troca de iluminação por led, preparando toda a logística para que o trânsito possa ser impactado da menor forma possível quando formos fazer o recapeamento. Estamos fazendo um trabalho com a Secretaria Municipal de Mobilidade tanto de Goiânia quanto de Aparecida para que nós possamos fazer esse recapeamento em trechos para diminuir o impacto no trânsito”, expôs o secretário, que reiterou o prazo de 90 dias a previsão para conclusão dos trabalhos.

O titular da Seinfra sustentou que outras obras em andamento no município não serão prejudicadas e salientou que houve todo um planejamento para a execução dos trabalhos.

“Essa é uma obra que está tendo concepção nos últimos 60 dias. Tanto a Prefeitura de Goiânia quanto a Prefeitura de Aparecida fizeram esse planejamento para que nós possamos fazer essa revitalização que é tão importante sem prejudicar o andamento das outras obras da Prefeitura de Goiânia”, concluiu.

Publicidade
Vinicius Martins

Jornalista por formação com MBA em Marketing e Estratégia Digital.