Para reforçar a operação tapa-buracos em Goiânia, o Prefeito Iris Rezende (MDB) deverá assinar até o fim deste mês decreto que aumenta de 32h para 60h extras mensais, por servidor da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra). Com a medida, a Seinfra pode estender a operação para os dias de sábado, domingo e feriados.

Segundo a Prefeitura, desde outubro do ano passado, a gestão municipal vem enfrentando dificuldades para a realização das operações, pois o fornecimento da massa asfáltica (CBUQ) é irregular, o que dificulta o serviço. Por conta disso, a Seinfra está trabalhando para rescindir unilateralmente o contrato com a empresa JF Comercial e Industrial, que venceu a licitação para o fornecimento da massa, mas não vem cumprindo o contrato de acordo com a necessidade e urgência do problema.

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O Paço deverá realizar uma nova licitação de forma emergencial.

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Dados

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De acordo com Seinfra, em dezembro do ano passado foram fechados 19.725 buracos (657 por dia) nas ruas da cidade, mais de cinco mil em relação ao mês de novembro, que foi de 14.049 (468 por dia). Durante todo o ano de 2019 foram fechados 192.739 (536 por dia). Além dos buracos, foram executados também o fechamento de 2.981,92 m² de cortes no asfalto, ocasionados pela Saneago para realizar serviços na rede de água e esgoto.

Os dois serviços consumiram 18.424,17 toneladas de massa asfáltica e R$ 5.292.500,00, somente com estes produtos, segundo a pasta.

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Por meio da Seinfra, a Prefeitura mantém diariamente 15 equipes trabalhando na manutenção das ruas e limpeza dos dispositivos da rede de drenagem e dos cursos d’água da cidade. As solicitações de serviço são encaminhadas por meio dos canais de atendimento: WhatsApp, aplicativo Prefeitura 24 horas, telefones e pelo próprio site da secretaria. A programação é feita com base nessas solicitações e a previsão para execução do serviço é de até 30 dias úteis.

Reconstrução de ruas

Para o Paço, o problema dos buracos nas ruas de Goiânia só será solucionado definitivamente com o programa de reconstrução da pavimentação asfáltica de 630 km de ruas, avenidas e trechos de vias em 110 bairros de todas as regiões da cidade, que está em licitação. A expectativa é concluir o processo e iniciar os serviços ainda nesse primeiro semestre do ano.

“O asfalto de Goiânia é muito antigo. Em algumas ruas têm mais de 60 anos e já passaram por recapeamentos, mas a vida útil já se esvaiu há muito tempo, outras estão tomadas por buracos, onde realizamos operação diariamente e o serviço não dura muito. Então, com o programa de reconstrução das vias, teremos praticamente outra malha viária na Capital que promoverá um trânsito mais seguro, maior fluidez e melhor a mobilidade para os motoristas, além de economia para os cofres do município”, explica.

Usina de Asfalto

Outra alternativa para solucionar os problemas é a produção própria, a partir da usina da Prefeitura, que deverá ser inaugurada ainda este mês, com capacidade de produção de 60 toneladas/hora, tornando a administração autossuficiente em massa asfáltica.

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