A ampliação do número de permissões de táxis na capital está entre as metas da Prefeitura de Goiânia, que prepara a abertura de concorrência pública para mais 350 vagas. O edital foi elaborado pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT), conforme as orientações do Tribunal de Contas do Município, e está em análise na Secretaria de Administração.
Hoje, há 1.470 permissionários de táxis de Goiânia. Os estudos técnicos, que avaliaram a demanda e a qualidade do serviço, foram realizados no ano passado. O edital, que deve ser lançado ainda neste mês, prevê que 10% da nova frota sejam destinados aos táxis acessíveis.
A concorrência pública vai priorizar a experiência do condutor, o veículo e os equipamentos de segurança e conforto. Para as novas concessões, a Prefeitura de Goiânia incluiu um pacote de medidas para a melhoria do transporte como a inclusão de selos de idiomas e de turismo receptivo nos veículos.
Segundo a secretária municipal de Trânsito, Patrícia Veras, o objetivo é qualificar os serviços de táxi, oferecendo atendimento internacional e informações sobre a história e cultura da cidade e apresentação dos pontos turísticos. A medida quer estimular um melhor atendimento aos turistas brasileiros e estrangeiros.
A concorrência pública deverá seguir o critério de melhor técnica, sendo que o regime de execução é o de permissão, mediante exploração dos serviços. As permissões serão válidas pelo prazo de 20 anos, prorrogáveis por igual período, a critério do órgão gestor.
As informações são da Prefeitura de Goiânia.