A Secretaria Municipal de Assistência Social recebeu 12 veículos zero km, por meio do Índice de Gestão Descentralizada (IGD), que mede a qualidade da gestão municipal do Programa Bolsa Família e garante o repasse dos recursos financeiros.
A nova frota servirá para reforçar o atendimento prestado aos beneficiários do Programa Bolsa Família e otimizar o trabalho realizado pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) nas áreas de abrangência na capital, promovendo assim, constantes visitas e tornando mais fácil o contato com as famílias.
Para o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia os veículos vão ajudar que seja cumprida uma diretriz básica do Bolsa Família que é tirar famílias da pobreza.
“Os servidores terão condições de realizar um trabalho de forma mais digna. No nosso município o programa Bolsa Família já atende mais de 25 mil famílias. Não é uma política compensatória, mas sim inclusiva”.
De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Maristela Alencar, os novos veículos vão ajudar a promover uma melhor cobertura na busca ativa às pessoas em situação de vulnerabilidade social, beneficiadas pelo Bolsa Família, principalmente nas regiões mais distantes da capital.
“O bolsa família tem condicionalidades, não é como dizem por aí que é para alimentar gente preguiçosa. Alguns requisitos precisam ser seguidos. A criança precisa estar com a pesagem e a vacinação em dia, precisa também estar matriculada na escola, o acompanhamento é um reforço na ajuda as estas famílias”, ressalta Maristela Melo.
Segundo a secretária, os veículos também serão utilizados para iniciar a chamada “busca ativa” de pessoas que ainda não estão inseridas em programas sociais do Governo Federal e nos demais serviços de Proteção Básica.