A Secretaria de Assistência Social de Aparecida de Goiânia está com uma programação especial em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, que é lembrado nesta quarta-feira (12). A abertura das ações estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil foi realizada nesta terça-feira (11), no auditório do CEU das Artes – Orlando Alves Carneiro, no Setor Cidade Vera Cruz com uma apresentação teatral que por meio lúdico conscientiza e sensibiliza a população para a importância de se combater o trabalho de crianças e adolescentes.
“Trabalhamos esse tema durante todo o ano nos Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, mas nesta semana atuamos mais enfaticamente para conscientizar e fortalecer que o trabalho infantil não deve ser incentivado ou aceito pela sociedade. Não estamos falando daquela contribuição dentro de casa, pois este apoio ajuda a fortalecer os vínculos familiares e formar caráter. Falamos aqui do trabalho que impede que a criança e o adolescente vá para a escola ou tenha seu momento de lazer, que são direitos garantidos. Por isso atuamos forte em cima deste tema, tanto com as crianças quanto com os adultos”, informou a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha.
As ações continuam durante toda a semana. Nesta quarta e na quinta-feira (13), o teatro será apresentado para as crianças dos Centros de Convivência no Centro de Cultura e Lazer José Barroso e no auditório da Praça CEU das Artes João Natal de Almeida no Parque Flamboyant, às 8h30, nos dois locais. E na sexta-feira, dia 14, às 17h30, será realizada uma blitz educativa na Avenida Independência, em frente ao Aparecida Shopping.
“A campanha deste ano tem como tema – Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar – justamente para que elas tenham sua infância preservada”, comentou a superintendente de Atenção Especial, Vânia França.