A Prefeitura de Goiânia estuda antecipar os feriados de 12 de outubro (Padroeira do Brasil) e 24 de outubro (Aniversário da cidade) para aumentar a taxa de isolamento social nas duas próximas semanas e tentar frear o avanço do novo coronavírus na capital. Já foram registrados 2410 casos, com 75 mortes.
A secretária municipal de Saúde, Fátima Mrué, explicou que as duas próximas semanas serão muito importantes para o controle da Covid-19 na cidade. A intenção é de elevar o isolamento social de 38% para 50%. Ela disse que já foi possível evitar a morte de 1,4 mil pessoas com o distanciamento tomado no início da pandemia. Mas que isso foi se perdendo.
A antecipação de feriados entre outras ações do Município visa evitar pelo menos 2 mil mortes na cidade. Ela ressaltou que as medidas de segurança precisam ser tomadas, e a discussão sobre uma reabertura vai continuar, a fim de que os protocolos estejam prontos para o momento em que a epidemia estiver mais enfraquecida.
“Nós estamos anunciando hoje a situação epidemiológica. As duas semanas serão decisivas para a redução da epidemia. Estamos e estudando a antecipação de alguns feriados. Esta á uma medida que está sendo estudada para as duas próximas semanas”, avaliou a secretária municipal de Saúde, Fátima Mrué.
A gestora destacou que o escalonamento de horários do comércio ainda não atingiu o efeito esperado. Fátima Mrué explicou que o momento não é de fazer novas restrições, mas de cumprir as ações já estabelecidas por meio dos decretos já publicados. Segundo ela, de 30 a 40% das pessoas que estão circulando nas ruas, estão trabalhando em atividades que não estão permitidas por decretos municipal e estadual. Ela pede a colaboração popular.
O secretário de governo, Paulo Ortegal, a preocupação com a atividade econômica e com a vida também. Ele ressaltou que um estudo está sendo feito e que deve ser concluído até na segunda-feira. Na próxima semana, dia 11 já é feriado de Corpus Christi. O Município vai decretar ponto facultativo na sexta-feira, dia 12.
“Com o intuito de melhorar a taxa de isolamento é que estamos pensando em fazer com que os feriados sejam antecipados. A antecipação de feriados tem vinculação com a constituição, temos pensando em 12 de outubro e 24 de outubro”, disse o secretário. A antecipação dos dois feriados deve ocorrer para a semana que se inicia no dia 14 de junho.