Publicidade
Categorias: Goiânia
| Em 5 anos atrás

Prefeitura prepara série de festividades para comemorar 50 anos do Mutirama

Compartilhar

Desconfie daquele que diz que é goiano e não tem uma boa lembrança vivida no Parque Mutirama, no centro da cidade. Mais do que isso: desconfie daquele que diz que nasceu em Goiânia e nunca tenha brincado em algum brinquedo do parque. Pudera, o centro de diversões irá completar 50 anos no próximo dia 15 de novembro e para comemorar a data, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul) prepara um grande evento em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg). O aniversário do parque foi tema de reunião nesta última terça-feira (27/08) no Paço Municipal.

O presidente da Agetul, Urias Júnior, explica que a comemoração será aos finais de semana durante os meses de outubro e novembro. “Em todos os finais de semana haverá sorteio de brindes, shows com artistas goianos e concursos mirins”, completa.

Publicidade

Os detalhes da comemoração dos 50 anos do Parque ainda estão sendo definidos pela Agetul.

Publicidade

Prefeito diz que inspirou-se na Disneylandia para montar o parque

Publicidade

O prefeito Iris Rezende, em recente publicação, recordou as origens do parque a que qualificou como “o mais querido espaço de lazer da capital”, entregue à população em 15 de novembro de 1969, há 50 anos. Porém, ele não pôde pessoalmente inaugurar a grande estrutura de lazer que impactou a cidade na época porque teve o mandato cassado pela ditadura militar.

Iris relata que, quando assumiu a Prefeitura de Goiânia pela primeira vez, em 1966, adotou providências para impedir a degradação do bosque do Botafogo, que hoje abriga o parque. O arquiteto Eurico Godoi, considerado o braço direito da gestão municipal, foi encarregado de preparar um projeto para revitalizar o espaço com brinquedos para crianças, churrasqueiras e outros equipamentos. O objetivo era beneficiar famílias de baixa renda sem opções de lazer, que não tinham condições financeiras de frequentar os tradicionais clubes à época.

Publicidade

No entanto, ao ser convidado pelo governo norte-americano para visitar estados e instituições daquele país, constava na agenda oficial definida pelas autoridades uma incursão na Disneylândia. “Aí tive a consciência de que deveria fazer muito mais do que tinha planejado no bosque”, recorda Iris. “Ou seja, construir um parque de diversões que se assemelhasse àquele ambiente mágico, sem derrubar uma árvore sequer”.

O prefeito afirma que o Mutirama é resultado “de muito esforço e abnegação”, na medida em que os brinquedos tiveram que ser quase todos importados, não eram fabricados no Brasil.

Por ocasião da reabertura do Parque, depois da última reforma, Iris Rezende destacou que a prefeitura reabriu o espaço de lazer ‘na certeza de que ali continuará sendo o recanto de convivência das crianças de todas as origens sociais, de todas as cores. “Que neste espaço lúdico e democrático apenas prevaleça a alegria, razão e sentido maior de sua existência”, concluiu.

Publicidade
Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.