Após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desorientar na noite desta segunda-feira (10/05) a utilização de doses da vacina AstraZeneca em gestantes, a Prefeitura de Goiânia tem orientado a agendar a vacinação nas doze unidades de saúde que estão no cronograma do Plano Municipal para que possam receber doses da Pfizer.
A Anvisa recomendou a suspensão imediata do imunizante. Segundo a Secretária Municipal de Saúde, a recomendação já foi acatada e agora, as gestantes devem procurar as unidades de saúde para aplicação de doses da Pfizer. De acordo com estudos coordenados por pesquisadores do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), dos Estados Unidos, o imunizante da farmacêutica se mostrou, além de eficaz, seguro para grávidas.
Veja a nota na íntegra e os locais para vacinação apropriados:
A Secretaria de Saúde de Goiânia esclarece que, apesar de ainda não ter recebido nenhum comunicado oficial da Anvisa, já recomendou às equipes quanto à suspensão da aplicação da vacina AstraZeneca em gestantes. A orientação é de que as pacientes agendem seu atendimento vacinal para as 12 unidades de saúde nas quais há aplicação de doses do imunizante Pfizer BioNTech.
Distrito Leste
Distrito Sudoeste
Distrito Noroeste
Distrito Norte
Distrito Oeste
Distrito Sul
Distrito Campinas-Centro