A Secretaria Municipal de Finanças (Sefins) divulgou nota nesta sexta-feira (10) informando que ainda não há definição sobre o aumento nos valores dos Impostos Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Territorial Urbano (ITU).
Ainda segundo a nota, a equipe técnica, responsável por elaborada a nova Planta de Valores Imobiliários de Goiânia, está focada na identificação de “distorções existentes entre os valores constantes no banco de dados da prefeitura e os que são praticados pelo mercado”.
Ao contrário do que foi divulgado nesta sexta-feira, 10, pelo jornal O Popular, não há definição sobre aumento nos valores dos Impostos Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Territorial Urbano (ITU). A informação de que haverá reajuste de até 1.000% parte de uma dedução do jornal, não se trata de dado verídico, nem provém de fonte oficial.
O aumento de qualquer desses impostos sequer está em discussão. No momento, a equipe técnica formada para elaborar a nova Planta de Valores Imobiliários está focada exclusivamente na identificação das distorções existentes entre os valores constantes no banco de dados da prefeitura e os que são praticados pelo mercado. Essas distorções ainda serão submetidas à análise da comissão que, até agora, só se reuniu para definição do cronograma de trabalho.
Somente após a conclusão do levantamento das discrepâncias, a comissão avaliará se haverá ou não reajuste no valor do impostos e, caso ocorra, qual o percentual será aplicado.