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Cidades
| Em 7 meses atrás

Prefeitura lança sistema de análise de projetos que promete acelerar processo com uso de IA

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Na manhã desta segunda-feira (6), a Prefeitura de Goiânia lançou o novo sistema de aprovação de projetos arquitetônicos na capital. Com o serviço, a análise de projetos e a emissão de alvarás de projeto e construção passam a ser realizadas totalmente digitais com o uso de Inteligência Artificial (IA). Além disso, o serviço passa a integrar a plataforma do SimplificaGoiânia.

Em coletiva, o titular da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação de Goiânia (Seplanh), Valfran Ribeiro, explicou detalhes da mudança. Conforme o titular da pasta, o serviço se trata de um sistema de aprovação totalmente online, sem interferência humana nenhuma durante o processo para garantir agilidade. Vale destacar que apenas responsáveis técnicos e projetistas poderão fazer o processo.

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O engenheiro ou arquiteto são os representantes do cidadão que está requerendo o projeto. O responsável vai informando os dados conforme a legislação, e no final dessa inclusão de dados, esse alvará já sai totalmente online.

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Valfran Ribeiro

O sistema fará a análise dos dados cadastrados pelo contribuinte, além de emitir o alvará após compensação bancária das taxas devidas. “Assim como acontece com o sistema de Uso do Solo, lançado em outubro do ano passado, o próprio sistema irá verificar se os dados informados pelo contribuinte atendem às legislações urbanísticas municipais e, estando de acordo, irá liberar a guia de recolhimento para o pagamento da taxa e de emissão do alvará que, após a baixa bancária, será emitido automaticamente”, explicou Valfran.

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Presente na cerimônia de lançamento, o prefeito Rogério Cruz afirmou que inicialmente serão atendidas apenas habitações unifamiliares e seriadas até quatro unidades, mas que a prefeitura estuda ampliar para os grandes projetos. “Acredito que, com a inteligência artificial e com a plataforma que estamos implantando, muito em breve teremos a leitura de grandes projetos que dependem muito de questões pontuais de análise”, explicou o gestor municipal.

Nós estamos acreditando muito que essa plataforma vai colaborar para os processos andarem mais rápido para aqueles que desejam o seu imóvel construído.

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Rogério Cruz

Rogério também acrescentou que o Plano Diretor irá ajudar com a agilidade. “O Plano Diretor e outros projetos nossos fazem parte, dentro desse processo, que, com certeza, ampliará o atendimento. Seremos mais breves para dar a resposta. Mas é óbvio que as pessoas vão precisar estar atentas ao sistema e isso será uma inovação da Prefeitura de Goiânia. Com o apoio dos nossos técnicos, as pessoas poderão eliminar qualquer dúvida que tiverem sobre o assunto”, destacou.

Atendimento

A novidade irá contar com um WhatsApp disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, destinado para tirar dúvidas da população. No dia 21, será realizado um curso para que as pessoas possam estar aprendendo a manusear esse sistema.

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Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019