Publicidade
Categorias: Goiânia
| Em 6 anos atrás

Prefeitura lança 2º Festival de Ópera e procura incentivar arte lírica em Goiânia

Compartilhar

Publicidade

O prefeito Iris Rezende, o reitor da Universidade Federal de Goiás(UFG), Edward Madureira, e o secretário municipal de Cultura (Secult), Kleber Adorno, lançaram, nesta segunda-feira (13), o 2º Festival de Ópera de Goiânia, com objetivo é difundir a arte lírica na capital.

A primeira apresentação ocorrerá nos próximos dias 17 e 18, no Teatro Basileu França. O evento será realizado nos meses de maio, junho e julho. Iniciativas como esta “elevam a sociedade”, diz Iris. Integrantes do Coro Sinfônico de Goiânia fizeram apresentação durante o lançamento.

Publicidade

O prefeito destaca que o foco do Festival de Ópera é despertar a juventude para a arte lírica. “A cultura da música erudita está mais à disposição da elite”, afirma. “Infelizmente, a população da periferia não tem acesso a essa manifestação por falta de oportunidades”, observa. “Assim como fizemos com a Orquestra e Coro Sinfônicos e a Banda Juvenil de Goiânia, queremos ampliar estas apresentações públicas para todos”, destaca.

Publicidade

Além do Teatro Basileu França, as apresentações também vão ocorrer no Teatro Belkiss Spenzieri, Centro Cultural Oscar Niemeyer e no Teatro Sesi. “A arte lírica será incentivada em Goiânia”, diz Iris. Ele lembra que a cidade é celeiro de cantores deste gênero musical. “Temos uma concentração de artistas de dar inveja a qualquer cidade do mundo”, afirma.  “A prefeitura dá o suporte para que a capital possa se consolidar nacionalmente como referência cultural”, conclui.

“A intenção é dar oportunidade ao público da cidade de acesso a espetáculos operísticos de qualidade”, comenta o titular da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), Kleber Adorno. Ele informa que, nos palcos, os talentos de Goiânia farão apresentações junto a grandes nomes do canto lírico no cenário nacional. “Essa é uma das belezas do festival: a difusão dos nossos artistas”, ressalta.

Publicidade

O secretário acrescenta que as parcerias da prefeitura com a UFG são sempre profícuas, sobretudo na área cultural. “Com essa iniciativa, mostramos o trabalho que é realizado em prol da cidade. Aqui, por exemplo, é pelo festival, mas muita coisa boa está por vir à nossa
Capital”, revelou Kleber Adorno.

O reitor da UFG, Edward Madureira, afirma que é uma honra para a universidade fazer parcerias com a Prefeitura de Goiânia. “Já realizamos trabalhos conjuntos nos setores de saúde, tecnologia, educação, mobilidade e, agora, na cultura”, disse. Ele acrescenta, também, que é uma satisfação contribuir de alguma forma para o desenvolvimento de Goiânia. “Somos uma instituição de ensino que tem muito o que oferecer para a nossa comunidade e essa atitude da administração municipal demonstra a sensibilidade e respeito para com a UFG”, conclui.

O 2º Festival de Ópera de Goiânia atuará na busca de ferramentas institucionais, políticas e artísticas para se tornar uma ação anual permanente, dando subsídios para que os cantores líricos aqui formados possam desenvolver sua arte, mostrando suas qualidades e potenciais ao público da capital, que sempre se destacou pela sua tradição de exportar grandes cantores líricos para outros centros do Brasil e do exterior.

Publicidade