Publicidade
Categorias: Cidades
| Em 10 anos atrás

Prefeitura inicia combate a Dengue em canteiros de obras

Compartilhar

Durante toda esta semana, a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia realiza uma série de vistorias em canteiros de obras na capital. A atividade faz parte do cronograma de ações de controle da dengue e chikungunya para o mês de janeiro, período mais chuvoso e, portanto, mais propício para a proliferação do mosquito.

Publicidade

De acordo com a diretoria de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, “Canteiros de obras merecem nossa atenção prioritária, porque eles têm um grande potencial de gerar mosquitos, canteiros grandes em sua maioria acumulam água, seja do subsolo ou da chuva se não forem tomadas medidas adequadas, pode haver uma grande proliferação se medidas adequadas não forem tomadas”, destaca.

Publicidade

Segundo Flúvia, no ano passado foi feito um levantamento em construções localizadas na região sul de Goiânia e o índice de infestação do mosquito Aedes Aegypt foi de 14% quando na verdade deveria ser de apenas 1%.

Publicidade

“Foi um índice infestação de 14% em canteiros de obras, um índice alto. Nós encontramos focos positivos e grandes focos, por isso a importância deste trabalho. Caso sejam encontrados focos a obra pode ser notificada, multada e até interditada”, afirma Flúvia Amorim.

O início das vistorias foi em uma obra localizada no Jardim Goiás. O responsável pela obra, André Mendonça informou que tem trabalhado para reduzir os focos.

Publicidade

 “Nós temos problemas com a questão da drenagem no subsolo. Temos uma área de 16 mil metros quadrados de subsolo. É o maior problema, pois concentra uma grande quantidade de água. Nós tivemos notificações. Fizemos um trabalho de conscientização junto aos trabalhadores”, destaca Mendonça.

Segundo Flúvia Amorim, em um ano se reduziu em 90% o número de focos nesta obra.

Para realizar denúncias de focos de mosquito da dengue e chikungunya ou solicitar a visita do agente de endemias a população pode ligar gratuitamente no número 156, Disque-dengue.

A previsão da Secretaria Municipal de Saúde é de que na próxima quarta-feira (28) sejam apresentados os números do segundo boletim da Dengue de 2015.

Nesta obra tivemos uma grande adesão dos responsáveis, cerca de 90% dos focos foram eliminados.

Relacionados

Prefeitura de Goiânia realiza ação de combate à Dengue em escolas públicas e privadas

Telas com inseticida contra a Dengue serão instaladas até fevereiro em casas de Goiânia

Secretaria de Saúde tenta barrar avanço da Dengue na capital

 

Publicidade