Publicidade
Destaque
| Em 3 anos atrás

Prefeitura garante que irá comunicar população que recebeu vacina suspensa pela Anvisa em Goiânia

Compartilhar

Os moradores de Goiânia que receberam doses da Coronavac sendo de lotes suspensos pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), serão avisados por telefone, conforme diz a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Ainda de acordo com a SMS, todos que receberam esta dose serão orientados, mas que não existe motivo para alarde.

Conforme reportagem do jornal O Popular, a Anvisa informou apenas que estas pessoas serão informadas, e que as medidas suspensas são cautelares. De acordo com a própria Anvisa, já foi solicitado ao Conselho Nacional de Secretaria de Saúde (Conass) e ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) a suspensão da aplicação das doses dos lotes suspensos.

Publicidade

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado de Goiás (SES) disse que aguarda mais orientações e enquanto isso as vacinas seguem armazenadas. Até o momento não há dados por parte da SES de quantas doses foram aplicadas e quantas estão armazenadas.

Publicidade

O Instituto Butantan, também disse que o pedido de liberação à Anvisa ocorreu em uma mudança das etapas do processo de formulação das vacinas nas instalações fabris da Sinovac. Ainda de acordo com o instituto, isso pode ocorrer no processo de produção. Em nota, o butantan afirma que a fábrica chinesa tem certificação de que segue boas práticas internacionais e que foi feita a inclusão na Anvisa.

Publicidade

A Anvisa comunicou que no dia 3 de setembro, o Butantan informou via ofício que o parceiro Sinovac, fabricante da vacina Coronavac enviou 25 lotes para o Brasil com total de 12.113.934 doses que não foi aprovada pela Anvisa.

A Anvisa confirmou que recebeu a documentação apresentada pelo Instituto Butantan, e que a suspensão dos lotes vale por 90 dias e durante esse período irá trabalhar na avaliação das condições de Boas Práticas de Fabricação da Planta Fabril não aprovada.

Publicidade

*Com informações O Popular

Publicidade